Alunos da Cior prestam provas na Feira Medieval e Viking

Os alunos do Curso de Animação Sociocultural da Escola Profissional Cior vão colocar as suas aptidões à prova durante a Feira Medieval e Viking de Vila Nova de Famalicão, que arranca já hoje, quinta-feira e vai decorrer até domingo, nos Jardins D. Maria II. Tem sido assim, desde há vários anos, com a realização da PAP (Prova de Aptidão Profissional) no âmbito do evento. Os alunos irão encarnar diversas personagens desde músicos, malabaristas, acrobatas, cavaleiros, guerreiros, bailarinas, mercadores entre muitas outras. A envolvência da escola e dos alunos na Feira ganhou tem ganho tal relevância, que atualmente aos avaliados juntam-se os pais e encarregados de educação, familiares, antigos alunos e professores da Cior. No total são cerca de 500 figurantes envolvidos num projeto que é, desde o início, desenvolvido pela Escola Profissional CIOR com o apoio e colaboração da Câmara Municipal de Vila Nova de Famalicão.
Durante os quatro dias da Feira, os visitantes podem usufruir, de uma forma permanente, do mercado medieval; jogos medievais e vikings; figurantes da época; música da época; exposição de animais de grande e pequeno porte; exposição de artefactos de tortura e morte; recriação da aldeia do povo ibérico e viking; recriação da aldeia dos leprosos e animações por todo o espaço.
O evento é uma recriação história da época medieval fazendo alusão à presença Viking no território de Vila Nova de Famalicão. Foi a 6 de setembro de 1016, conforme registo patente nos “Annales Portucalenses Veteres”, que chegou a Famalicão uma incursão dos normandos, “homens do norte” e se travou uma batalha em torno do Castelo de Vermoim.

Data de Publicação: Voltar à Página Anterior


Siga-nos

Publicidade


Última Edição!