FANFARRA DOS BOMBEIROS FAMALICENSES COM 1.ª EXPERIÊNCIA NO ESTRANGEIRO

A Fanfarra dos Bombeiros Voluntários Famalicenses representou, no passado fim-de-semana, a corporação, o concelho e o país em Voiron, França, no 102.º Congresso Nacional Francês de Bombeiros, que reuniu mais de 400 jovens bombeiros.
O convite surgiu da comunidade portuguesa emigrante nesta região francesa que, por conhecer o trabalho da Fanfarra dos Bombeiros Famalicenses, lançou o convite para que pudessem atuar neste congresso.
«Preparamo-nos com todo o empenho e garra. Participamos no Congresso; fomos recebidos pela comunidade portuguesa de Voiron, pelo presidente da Câmara local; fizemos alguns desfiles na cidade de Voiron; tocamos para a comunidade portuguesa e para os nossos colegas bombeiros franceses. Fomos muito bem recebidos e muito bem tratados. Criaram-se laços de amizade fortes, a ponto de pretendermos repetir a experiência», contou o comandante dos Bombeiros Famalicenses, Bruno Alves.
E já surgiram convites da Suíça, Itália e Alemanha. Há também o convite da comunidade de Voiron para repetirem a experiência.
Para o comandante da Corporação dos Bombeiros Famalicenses, esta é a prova de que o desempenho agradou aos colegas franceses, como foi positivo para os 53 elementos famalicenses.

Esta participação foi a primeira experiência internacional da Fanfarra dos Bombeiros Famalicenses e acontece por ocasião do 60.º aniversário de existência, o que acaba por ser uma coincidência feliz.
Não se pense, contudo, que é fácil levar ao estrangeiro um grupo desta dimensão e que precisa de muitos acessórios, desde instrumentos musicais à farda. Por isso, o comandante Bruno Alves agradece à direção da Corporação dos Bombeiros Famalicenses e aos Transportes Nogueira. Esta empresa ajudou a transportar o fardamento e os instrumentos.
Os Bombeiros Famalicenses retribuíram o convite aos colegas de Voiron, para conhecerem a realidade Famalicense.

 

 

Data de Publicação: Voltar à Página Anterior


Siga-nos

Publicidade


Última Edição!