Casa da Memória Viva promove caminhada na manhã do dia 21

A recém-constituída Casa da Memória Viva – Associação Cívica Famalicense vai assinalar o Dia Mundial da Doença de Alzheimer, no próximo dia 21, com a realização da caminhada solidária “Dê 2 passos”. Com partida às 10 e chegada às 12 horas ao Parque da Juventude, a iniciativa levará os participantes a percorrer sete artérias da zona noroeste da cidade, num percurso inferior a quatro quilómetros e por pisos quase sempre regulares e planos.

Sensivelmente a meio do trajeto, aquando de uma paragem para hidratação e reagrupamento dos participantes, junto às antigas instalações fabris da Cegonheira, na Rua Barão da Trovisqueira, haverá um momento artístico, a cargo de um artista famalicense, e outro carregado de simbolismo. Trata-se da doação da marca registada “Cegonheira” à Casa da Memória Viva pelos netos e bisnetos do fundador daquela empresa famalicense, António Sampaio Carvalho.

A inscrição na caminhada “Dê 2 passos” implica o donativo mínimo de 5,00 euros por pessoa e pode ser feita através do site www.casamemoriaviva.pt ou, presencialmente, no próprio dia do evento, antes da partida. Com os fundos angariados, a associação promotora irá “organizar ações de sensibilização da comunidade famalicense para as problemáticas associadas à memória e às doenças neurodegenerativas e de capacitação de cuidadores e técnicos de ação social que cuidam dos nossos concidadãos com demências”, adianta Carlos Folhadela Simões, vice-presidente da Comissão Instaladora da Casa da Memória Viva.

Com esta primeira iniciativa pública, a associação, constituída em maio passado, pretende “proporcionar uma experiência de fruição e partilha da cidade inclusiva e intergeracional, conciliando atividade física e convivialidade”, acrescenta.

Por isso, diz ainda Folhadela Simões, “dar-nos-emos por satisfeitos se os famalicenses com limitações de mobilidade ou de interação social se juntarem a nós e forem redescobrir da cidade ao seu ritmo, ao ritmo da memória. A nossa caminhada não é nenhuma corrida, é mais um passeio. O que eles tinham a correr, já correram. Agora é a comunidade que tem de dar um passo, um passo assertivo, em direção a eles, sinalizando o seu compromisso com o seu bem-estar e a sua dignidade. Passa também por aí a nossa missão”.

O Dia Mundial da Doença de Alzheimer foi instituído pela Organização Mundial da Saúde (OMS) em 1994 e ocorre, desde então, no dia 21 de setembro. A agência da ONU para a saúde reconhece que a demência deve ser uma prioridade das políticas públicas de saúde. Em 2015, o seu impacto social e económico atingia 1,1% do PIB mundial e a tendência era para aumentar, segundo a OMS.

Por cá, em 5 de julho passado, a Assembleia da República aprovou a resolução n.º 134/2019, recomendando ao Governo que “considere as demências e a doença de Alzheimer uma prioridade social e de saúde pública”. Aponta ao Executivo como necessidade a elaboração de um “Plano Nacional de Intervenção para as Demências”, assim como a adoção de medidas de apoio a “estes doentes e suas famílias”.

A caminhada solidária “Dê 2 passos” conta com o apoio de O Povo Famalicense, entre outras entidades.

Data de Publicação: Voltar à Página Anterior


Siga-nos

Publicidade


Última Edição!