Famalicenses juntam-se para limpar o concelho

A Câmara Municipal de Vila Nova de Famalicão vai associar-se ao World Cleanup Day, assinalado um pouco por todo o mundo no próximo dia 21 de setembro. Com o apoio da autarquia, as Comissões Sociais Inter-Freguesias (CSIF) vão desafiar os famalicenses a participarem numa ação de limpeza das ruas, parques, estradas e praças do concelho.

“Limpar, restaurar e preservar o nosso território” é o mote da iniciativa “CSIF’s mais limpas” que decorrerá, em simultâneo, nas dez CSIF’s de Vila Nova de Famalicão, envolvendo a comunidade civil, associações e entidades públicas e privadas.

Para participar basta comparecer nos pontos de encontro já definidos: em Arnoso Santa Maria, no Loteamento do Altinho; em Avidos, na rua da Lage; nas Juntas de Freguesia de Bairro, Carreira, Delães e Ruivães; no Cardal, em Bente; em Brufe, na rua Manuel M. Maia; em Calendário, junto ao Bairro da Cal; em Gavião, junto ao Bairro de S. Vicente; em Esmeriz, no Moinho de S. Marçal; em Gondifelos, na rua do Senhor de Penices; em Vale São Martinho, na DACOP (Área da Comunidade Segura); em Pedome, na Pista de Atletismo da Subestação REN; em Pousada de Saramagos, junto à Riopele e em Vilarinho das Cambas, na Rua do Comércio.

Inspirar e motivar as comunidades a limpar, restaurar e conservar o meio ambiente, sensibilizando as populações e fomentando mudanças que ajudem a diminuir a deposição de resíduos em locais inapropriados é um dos principais objetivos desta iniciativa de caráter ambiental.

A iniciativa “CSIF’s mais limpas” surge no âmbito do programa Famalicão Comunitário, que se apresenta como um projeto de governança coletiva, dinamizado e gerado na comunidade civil através das Comissões Sociais Inter Freguesias.

Refira-se que o movimento World Cleanup Day nasceu há 10 anos na Estónia, quando 4% da população saiu à rua para limpar resíduos despejados ilegalmente, em todo o país. A iniciativa inspirou a imaginação das pessoas em todo o mundo e atualmente este dia já se replica em mais de uma centena de países, com o envolvimento de milhões de voluntários.

Data de Publicação: Voltar à Página Anterior


Siga-nos

Publicidade


Última Edição!