Mariana Silva estreia-se na galeria de campeãs nacionais clássicas e rápidas Inês Silva campeã nacional semirrápidas

O Campeonato Nacional Feminino decorreu entre os dias 7 a 11 de setembro no Teatro Municipal de Portimão e estava integrado no II Festival de Xadrez da Cidade Europeia do Desporto que incluiu a organização do Campeonato Nacional Amador e Campeonato Nacional Absoluto de Clássicas (8 a 14 de setembro).

O Clube de Xadrez Associação Académica da Didáxis fez-se representar por Mariana Silva e Inês Silva que depositavam a ambição da conquista dos três títulos séniores que estavam em disputa nas vertentes Rápidas, Semirrápidas e Clássicas.

Num dos mais equilibrados Campeonatos Nacionais Femininos de sempre, a WCM Mariana Silva (CX A2D) sagrou-se como a nova Rainha do Xadrez Clássico português, no qual a incerteza durou até aos últimos lances no tabuleiro em todas as partidas disputadas.

Mariana Silva estreia-se na galeria de campeãs após ter somado 3,5 pontos nas cinco jornadas da prova, os mesmos das segunda, terceira e quarta classificadas, respetivamente Inês Silva (CX A2D), Filipa Pipiras (GD Dias Ferreira) e Sara Soares (EX Porto). Com o título obtido em Portimão, Mariana Silva garantiu um lugar na Seleção Nacional feminina que representará Portugal nas Olimpíadas de 2020, que se realizarão em Khanty-Mansiysk (Rússia).

Mariana Silva juntou o ceptro feminino em ritmo clássico à coroa de partidas rápidas, que também conquistou em Portimão. Aos dois primeiros títulos nacionais alcançados ainda juntou o vice-título nacional na vertente semirrápidas!

Destaque, também, para a sua irmã, a WCM Inês Silva, que conquistou o título nacional de semi-rápidas, revalidando o título nacional conquistado na época transata e, deste modo, sagrou-se Bicampeã Nacional! Nas vertentes rápidas e clássicas alcançou o vice-título nacional o que denotou o excelente momento de forma que apresentou nesta competição.

Estes resultados são fruto de um trabalho contínuo que as atletas da equipa A do CX A2D veem patenteando ao longo da época 2018/2019 com a participação em estágios promovidos pela FPX e competições nacionais e internacionais que têm permitido apresentar um nível de jogo diferenciador que conduziu a uma hegemonia no Campeonato Nacional Feminino 2019.

Mariana Silva participou nos meses de junho, julho e agosto no XIX Profigaia Open, V Open Internacional de Gijon, VII Torneio Internacional Cidade Famalicão e VII Torneio Internacional Cidade de Pontevedra; Inês Silva participou nos meses de junho, julho e agosto no XIX Profigaia Open, V Open Internacional de Gijon e Campeonato Europeu de Jovens.

Data de Publicação: Voltar à Página Anterior


Siga-nos

Publicidade


Última Edição!