Centro Hospitalar do Médio Ave celebrou 40 anos do Serviço Nacional de Saúde

O Serviço Nacional de Saúde foi criado em 1979, pelo que este ano assinala os 40 anos de existência. A importância do SNS para o cidadão e o reconhecimento do trabalho que diariamente desenvolvem os seus profissionais são reconhecidos pelo Centro Hospitalar do Médio Ave, que desta forma se associa às comemorações desta importante efeméride. 

 Na sua intervenção, o presidente do CHMA referiu que “temos todas as razões para sentirmos orgulho no nosso Serviço Nacional de Saúde e temos, por isso, muitas razões para comemorar este aniversário”, salientando que “o estabelecimento do princípio do acesso universal e equitativo, financiado por todos para beneficio direto de quem tem de acorrer aos serviços de saúde, foi certamente uma das principais razões de sucesso do SNS, um serviço praticamente gratuito que trata todos por igual, prestando a todos, todos os recursos disponíveis para disponibilizar cuidados de saúde de excelência.”

 O programa dos 40 anos do SNS conta com diversas ações, entre as quais se destacou uma homenagem a 45 profissionais no ativo que servem o Serviço Nacional de Saúde desde o início. A data desta cerimónia foi o 15 de setembro, dia em que foi aprovada a Lei no Parlamento que criou o SNS. O local escolhido também teve uma vertente simbólica - o antigo Serviço de Urgência do Hospital de Famalicão - que segundo António Barbosa, “representa o passado e constitui uma esperança para o futuro. Num período de pouco mais de dez anos, esta área está a ser objeto de várias intervenções: esteve aqui um Serviço de Urgência, substituído posteriormente por uma área de colheitas e de consulta externa e será brevemente a Clínica da Mulher e da Criança. Num dia de símbolos, este espaço é também símbolo da evolução, do progresso que queremos para o Serviço Nacional de Saúde”.

 Em simultâneo foram inauguradas três exposições que têm como temáticas os “40 anos - 40 fotografias do CHMA”, “SNS em tela – A visão dos Serviços” e “O SNS nas mãos das crianças”,que são trabalhos apresentados por escolas e creches de Famalicão e Santo Tirso.

 Foram organizados ainda 2 momentos de convívio com os profissionais para assinalar o aniversário do SNS, um no salão nobre da Unidade de Santo Tirso e outro no refeitório de Famalicão. 

 

Data de Publicação: Voltar à Página Anterior


Siga-nos

Publicidade


Última Edição!