Galardão Eco XXI 2019 reconhece Famalicão como município amigo do ambiente

Vila Nova de Famalicão é um município amigo do ambiente. Com uma agenda estratégica focada no desenvolvimento sustentável do território, através do envolvimento e mobilização dos famalicenses, o município viu, esta sexta-feira, 25 de outubro, o seu trabalho reconhecido com a atribuição do galardão Eco XXI 2018, concedido pela Associação Bandeira Azul da Europa. A entrega do prémio aconteceu no Palácio da Lousã Boutique Hotel na Lousã e visou reconhecer o trabalho realizado pelo município durante o ano 2018, em prol do desenvolvimento sustentável.

A atribuição da bandeira verde ECO XXI ao município resulta da avaliação das ações, práticas e políticas realizadas em diversos domínios da sustentabilidade, baseia-se num sistema de 21 indicadores desagregados em 65 subindicadores, e é realizada por um conjunto de pessoas e entidades que integram a Comissão Nacional ECOXXI e que se agregam em júris especializados. As áreas temáticas cobertas pelos diversos indicadores contemplam os domínios ambiental, social e económico, e vão desde a educação ambiental, ao turismo sustentável, passando pela qualidade da água e do ar, gestão de resíduos e saneamento, mobilidade e ordenamento do território e ainda a participação pública, emprego e informação ao munícipe, entre outros.

Para além do reconhecimento como um eco-município pelo terceiro ano consecutivo, Vila Nova de Famalicão viu ainda distinguidas 37 instituições educativas do concelho com o galardão Eco-Escolas, numa sessão que decorreu no passado dia 18 de outubro, em Guimarães. O galardão foi atribuído à totalidade das escolas que concorreram, sendo que foram ainda distinguidos três eco agrupamentos (Camilo Castelo Branco, Pedome e Padre Benjamim Salgado). Com este reconhecimento, Famalicão ocupa o 6.º lugar no ranking dos municípios com mais escolas premiadas do país.

O presidente da Câmara Municipal, Paulo Cunha, entende que “a atribuição destes galardões representam um reconhecimento coletivo a Vila Nova de Famalicão pelo trabalho desenvolvido em prol do meio ambiente”. “É um orgulho, mas é também uma responsabilidade que nos motiva para continuarmos a trabalhar em prol de um território mais amigo do ambiente, mais verde e com mais qualidade de vida para todos, principalmente para as gerações vindouras”.

O Eco-Escolas é um Programa internacional, coordenado em Portugal pela Associação Bandeira Azul que se destina a todos os graus de ensino. A sua metodologia inspirada nos princípios da Agenda 21 local, visa garantir a participação das crianças e jovens na tomada de decisões, envolvendo-os assim na construção de uma escola e de uma comunidade mais sustentáveis. O Programa premiou ainda um diversificado conjunto de escolas pelas iniciativas lançadas pela ABAE.

Data de Publicação: Voltar à Página Anterior


Siga-nos

Publicidade


Última Edição!