Deputada do Parlamento Europeu debateu impacto das alterações climáticas para a Europa

Isabel Estrada Carvalhais, deputada do Parlamento Europeu, participou num evento em Vila Nova de Famalicão, sob o mote "Alterações Climáticas um desafio para a Europa", onde realçou que este é "um problema com uma abrangência transversal nas sociedades".
Numa iniciativa organizada pelo Clube Europeu da Escola Secundária Camilo Castelo Branco, a eurodeputada realçou que “só em 2018 surgiram mais 17 milhões de deslocados no mundo por circunstâncias ambientais, dos quais 16 milhões devido a comportamentos extremos do meio do ambiente", o que no seu entender “atesta a intensificação destes fenómenos e o seu impacto sobre os movimentos migratórios.” Também relembrou o Pacto Global para as Migrações, assinado em Marrocos
em Dezembro de 2018 por 164 estados - um total que se explica pelo facto de o pacto não ser vinculativo. Neste pacto das Nações Unidas, “as alterações climáticas são reconhecidas como uma forte causa das migrações”, o que para Isabel Carvalhais, é um reconhecimento da expressão "refugiados climáticos”.
A sessão debate contou com a participação de alguns especialistas que refletiram e exploraram a temática das alterações climáticas, que tem estado no topo da atualidade. João Vieira, diretor Ciência Viva de Braga. Vasco Flores Cruz, biólogo foram outros dos participantes no painel de debate.
Na parte de perguntas e respostas Isabel Carvalhais não deixou de assumir “a responsabilidade dos decisores políticos nas mudanças necessárias”, embora reconheça que “as sensibilidades são muitas vezes díspares dentro da própria União Europeia, o que acaba por resultar nalguma falta de solidariedade nas deliberações”. Contudo realçou que ao longo dos tempos o Parlamento Europeu tem revelado uma preocupação crescente com as questões ambientais, como se vê na aprovação no dia 23 de outubro de uma resolução em que o parlamento europeu defende um acréscimo de dois mil milhões de euros no orçamento de 2020 para o ambiente, em relação à proposta inicial da Comissão Europeia.

Data de Publicação: Voltar à Página Anterior


Siga-nos

Publicidade


Última Edição!