Jorge Paulo Oliveira defende a criação do Subdestacamento Territorial da GNR de Famalicão.

O deputado famalicense, voltou a defender, hoje de manhã, a criação de um escalão eminentemente operacional daquela força em Famalicão.

A criação do Destacamento Territorial de Vila nova de Famalicão, está consagrada legalmente desde 16 de dezembro de 2008, “mas nunca viu a luz do dia”, recordou o social democrata. Admitindo que a materialização da estrutura “apresenta dificuldades várias”, Jorge Paulo Oliveira defendeu perante Eduardo Cabrita, ministro da Administração Interna, uma solução intermédia que passaria pela criação do Subdestacamento Territorial de Famalicão.

O social democrata, disse que a dimensão territorial, populacional, económica e social do município famalicense, mais do que justificava a criação daquela estrutura, que permitiria a desvinculação dos três Postos dos Comandos Territoriais existentes no município (Joane, Riba de Ave e Famalicão), da tutela operacional do Destacamento de Barcelos da GNR.

Esta desvinculação, segundo Jorge Paulo Oliveira, permitiria igualmente, “reforçar o quadro de efetivos e aproveitar o contexto para proceder a uma reabilitação do atual posto da GNR de Famalicão que, dos três que o município dispõe, é aquele que apresenta maiores debilidades em termos de conservação dos espaços, mas que, estranhamente, não está abrangido pela Lei de Programação de Infraestruturas e Equipamentos”.

 Não é a primeira vez que Jorge Paulo Oliveira desafia o ministro da Administração Interna a revelar a disponibilidade do Governo para a criação desta estrutura que traria para o concelho unidades importantes como o Núcleo de Investigação Criminal e o Núcleo de Proteção do Ambiente.  Jorge Paulo Oliveira, chegou mesmo a dizer que, se na discussão do Orçamento do Estado do ano passado, quando questionado o ministro nada disse, “pode ser que desta vez os famalicenses tenham mais sorte”. Não tiveram, pois Eduardo Cabrita, optou por não responder.

Link da intervenção no Youtube: https://youtu.be/UgGQeNuBRHM

Data de Publicação: Voltar à Página Anterior


Siga-nos

Publicidade


Última Edição!