Exposição e passeio marcam a data Clube Sénior da Gerações faz 10 anos

O Clube Sénior do Centro Comunitário da Associação Gerações celebrou, no passado dia 5 de fevereiro, 10 anos de existência e de dedicação aos seniores de Vila Nova de Famalicão. A data vai ser gravada na instituição com a realização de uma grande exposição retrospetiva das múltiplas atividades desenvolvidas até hoje e com a realização de um passeio e visita cultural à Serra da Estrela.

O passeio e visita cultural realizaram-se já no passado dia 7, com a saída madrugadora dos seniores de Vila Nova de Famalicão. Depois de uma viagem um pouco longa e cansativa, mas onde imperaram sempre a alegria e a boa disposição, expressas nas conversas e na música, os seniores da Gerações visitaram, na Cidade de Gouveia, o “Espaço Memória e Arte”. Depois de um almoço retemperador em Folgosinho, no “Albertino”, tiveram todos um tempo de lazer e de diversão pura, no Alto da Torre, na Serra da Estrela. Era já muito tarde quando regressaram a Famalicão, exaustos, mas felizes.

No cumprimento do seu plano de atividades e na sequência normal dos dias que passam, mas também integrados no 10º aniversário do Clube Sénior, os seniores da Gerações vão ter a oportunidade de participar em dois workshops, um de culinária dedicado à “Lasanha de Espinafres” e outro de artes expressivas, com o tema “Eu e o outro eu”.

No próximo dia 28 de fevereiro é inaugurada a exposição retrospetiva do Clube Sénior da Associação Gerações, um retrato minucioso e exaustivo sobre o que foram estes 10 anos de vida. Como “recordar é viver”, todos vão poder observar e reviver os grandes momentos desta sub – valência social da Associação Gerações.

O Clube Sénior do Centro Comunitário da Associação Gerações foi pioneiro no País no desenvolvimento de um leque diversificado de atividades, iniciativas e projetos para os seniores de Vila Nova de Famalicão, proporcionando-lhes, por esta via um envelhecimento ativo e saudável.

A Associação Gerações está agora a redirecionar e a redimensionar a sua intervenção social, alargando a mais pessoas as múltiplas atividades que desenvolve no Clube Sénior, através de um projeto permanente a chamou de “Muitos Dias Têm Cem Anos”. Já presentemente, os serviços do Clube Sénior recebem em média, diariamente, 50 utentes. Semanalmente esse número ascende 150 utentes diretos.

 O Clube Sénior da Associação Gerações é uma valência social direcionada para os maiores de 55 anos, ativos ou não, que oferece um conjunto de serviços altamente diversificados e promotores do envelhecimento ativo, bem – sucedido e saudável, em ligação estreita com o bem – estar físico e emocional, o combate ao isolamento e a aprendizagem ao longo da vida, tudo no pressuposto de que o ser mais velho e a situação de reforma não significam, em circunstância alguma, qualquer tipo de incapacidade.

O Clube Sénior oferece a todos os seniores um espaço imenso de criação, de arte, de memória, de sentimentos, de música, de dança e de diversão que enchem a vida das pessoas e que dão a todos mais esperança e mais futuro. Os seniores são também os protagonistas principais e únicos de uma nova forma de estar na vida, tornando-a mais alegre, mais sadia e mais atrativa.

Thomas Jefferson, o terceiro presidente dos Estados Unidas da América, dizia que “os velhos têm o privilégio da tranquilidade. Podem fugir à vozearia da multidão e dedicar-se à conversa com os netos.” O Clube Sénior da Associação Gerações, mantendo a serenidade e a paz a que Thomas Jefferson se refere, vai muito mais além em tudo o que pode ser considerado um enriquecimento e uma mais - valia para as vidas de todos e de cada um.

O serviço social do Clube Sénior da Associação Gerações disponibiliza semanalmente diferentes atividades e ateliês como informática, inglês, fotografia, ginástica, ioga, dança, pilates, treino de memória, histórias de vida, bordados, pintura e decoração de materiais, coaching e sessões de fisioterapia. Para além destas atividades semanais, o Clube Sénior oferece mensalmente sessões de saúde e bem-estar, workshops de culinária, yoga do riso e meditação e classes de movimento com uma fisioterapeuta. Existem paralelamente parcerias com outras associações do concelho para a dinamização de workshops para seniores. O Clube Sénior promove também vários passeios e visitas culturais a outros concelhos do País.

A concretização deste projeto de alargamento das atividades do Clube Sénior a mais pessoas do Município de Vila Nova de Famalicão implicou obras com custos bastante elevados, no edifício principal do Solar das Lameiras”, um edifício que já evidenciava sinais de grande degradação. Esta construção data de 1891 e incorpora uma pequena capela, estando inserido no inventário da “Carta de Ordenamento do Território” do Plano Diretor de Vila Nova de Famalicão, aguardando classificação como imóvel de interesse municipal.

As obras realizadas para a ampliação do Clube Sénior – resultando daí uma capacidade de resposta muito superior, com a integração de mais utentes – custaram à Associação Gerações cerca de 150 mil euros, sendo comparticipadas pela Câmara Municipal e por algumas empresas do concelho, com destaque para a Continental Mabor.

 

 

 

Data de Publicação: Voltar à Página Anterior


Siga-nos

Publicidade


Última Edição!