“No Namoro Não Há Guerra”

Comemora-se no dia 14 de fevereiro, usualmente conhecido como Dia dos Namorados ou Dia de São Valentim.

Num dia especial, que se pretende repleto de sentimento e simbolismo positivos, a Polícia de Segurança Pública (PSP) não poderia ficar indiferente e, por isso, reforça o compromisso de manter a aposta na promoção ações de sensibilização visando, genericamente, a prevenção da violência doméstica e, especialmente, no âmbito do namoro.

 Diversos cientistas sociais são perentórios em afirmar que exposição a fenómenos de violência doméstica em ambiente familiar pode despoletar, entre os mais jovens, a replicação dessa violência nas suas relações de namoro e, no futuro, no decorrer das suas vidas conjugais.

 A violência no namoro quer nos jovens quer nos adultos assume as vertentes física, psicológica/emocional, social, sexual e económica.

 Durante o ano letivo de 2018/2019, no âmbito do programa Escola Segura (componente do modelo integrado de policiamento de proximidade da PSP), esta temática continuou muito presente na atividade policial, com 1335 ações específicas sobre a temática da violência do namoro, envolvendo 35 212 alunos a nível nacional.

 Já no que concerne a episódios de violência reportados à PSP, durante o ano de 2019, foram registadas mais de 1200 denúncias de violência no namoro entre ex namorados e 900 denúncias de violência entre namorados (totais aproximados, porquanto a estatística global de 2019 ainda se encontra em consolidação).

 A grande maioria das vítimas é do sexo feminino, na faixa etária dos 18 aos 24 anos. Já o sexo masculino é, maioritariamente, vitimizado neste contexto na faixa etária entre os 25 e os 34 anos.

O suspeito médio, tanto masculino como feminino, encontra-se usualmente na faixa etária entre os 25 e os 34 anos de idade.

 Para colmatar algumas falhas de perceção entre jovens - como a interpretação que a violência no namoro poderá constituir ato de demonstração de interesse acrescido entre parceiros -, a PSP no período entre 12 e 19 de fevereiro, através das Equipas do Programa Escola Segura, inicia a Operação “No Namoro não há Guerra”.

 Esta Operação tem como objetivo fulcral a realização de ações de sensibilização junto dos alunos do 3º ciclo do ensino básico e do ensino secundário, promovendo a prevenção da violência no namoro e violência doméstica, numa clara demonstração da aposta da PSP na prevenção de comportamentos violentos e no contributo para que os jovens percecionem os afetos como espaços de sensibilidade e respeito, nos quais a violência, de qualquer tipo, não pode ter lugar.

Os órgãos de comunicação social poderão, querendo, acompanhar as ações de sensibilização, coordenando com os respetivos Comandos de Polícia.

Data de Publicação: Voltar à Página Anterior


Siga-nos

Publicidade


Última Edição!