Oldcare: serviço gratuito de acompanhamento psicológico com balanço positivo

A Linha de Apoio Psicológico gratuito para ajudar as pessoas a cuidar da saúde mental durante a pandemia da Covid-19, promovida pela Clínica Oldcare há cerca de um mês, regista um balanço positivo da atividade deste serviço.

Em nota de imprensa a clínica adianta que "a maior parte das chamadas tem sido efetuada por pessoas com doenças mentais pré-existentes e que precisam de apoio médico", tendo também sido "registadas muitas chamadas feitas por pessoas que estão com crise de ansiedade devido ao isolamento social e contactos feitos por pessoas que estão a viver momentos emocionalmente difíceis devido à perda de familiares próximos com Covid-19".

“A Linha de Apoio Psicológico foi criada para ajudar às pessoas a lidar com os medos em relação à Covid-19. Sabemos que o isolamento social, a abrupta suspensão de rotinas e mudança de hábitos e a insegurança em relação ao futuro são aspetos que contribuem para aumentar a ansiedade e o stresse”, explica Susana Dias, diretora da Old Care, que recebe, em média, pelo menos uma chamada diária.

Algumas das chamadas telefónicas vieram de outros pontos do país e, inclusive, do estrangeiro. Todos os casos são orientados e devidamente encaminhados consoante a resolução necessária. Para tal, a Oldcare – que é um dos projetos da Geração Made IN, programa de apoio à economia promovido pela autarquia local – atua em articulação com duas instituições do concelho de Via Nova de Famalicão, fazendo o reencaminhamento de algumas situações.

Além de chamadas com cariz de apoio psicológico, por vezes, surgem situações que se referem a outros tipos de necessidades. Neste sentido, a Oldcare agradece à Refood e à Humanitave, instituições que têm apoiado na resolução dessas situações.

Tendo sido uma das pioneiras a disponibilizar este serviço à população gratuitamente durante a pandemia, a Oldcare regista como positivo o facto de cada vez mais instituições (nomeadamente autarquias, universidades, etc.) estarem a disponibilizar apoio psicológico durante a pandemia.

“O mundo atravessa um período difícil e todos temos angústias, dúvidas e inseguranças”, explica Susana Dias, acrescentando que os cuidados com a saúde mental fazem parte das orientações da Organização Mundial da Saúde a ter durante a pandemia.

As instalações físicas da Oldcare estão temporariamente encerradas por causa do surto de Covid-19, mas as equipas de enfermagem, fisioterapia e gerontologia continuam a trabalhar, realizando cuidados domiciliários não apenas a pessoas em Vila Nova de Famalicão mas também em todo o distrito de Braga.

Data de Publicação: Voltar à Página Anterior


Siga-nos

Publicidade


Última Edição!