Consultas programadas vão ser retomadas para grupos de risco e vulneráveis

As unidades de saúde do ACeS de Famalicão vão reiniciar a sua atividade assistencial programada (consulta programada), dando prioridade aos grupos de risco e grupos vulneráveis. 

O reinício de tal atividade, será gradual, e nesta primeira fase irá dar resposta aos utentes, mediante marcação prioritária a definir pelas equipas. "Procuramos desse modo recuperar o atraso motivado pela pandemia, que nos assolou e que continua a assolar, e que por essa razão, implicou a suspensão de todas as consultas programadas, no decurso dos meses de março e abril", sublinha o director executivo, Ivo Machado. 

Irão ser priorizadas consultas de grupos vulneráveis (Saúde Materna e Saúde Infantil/Juvenil) e consultas de grupos de risco (Hipertensos e Diabéticos), uma vez que "não é possível repor, de forma célere, as milhares de consultas que ficaram por realizar, e é importante, que todos entendam e aceitem, a reposição gradual e prioritária das consultas", sustenta o mesmo responsável, segundo o qual "as consultas previamente agendadas para a fase posterior à pandemia (aquela que vamos agora entrar) sofrerão alterações, pelo que muitas serão, de forma automática, desmarcadas para que posteriormente sejam remarcadas seguindo as prioridades agora instituídas. Solicitamos aos utentes, que não se dirijam às unidades, antes de contacto telefónico/email prévio". 

As unidades temporariamente encerradas, em presença da evolução positiva da atual situação, serão reabertas logo que estejam reunidas as condições, "estando o ACeS a trabalhar nesse sentido, pese embora, o contrário poder ocorrer".

 

Data de Publicação: Voltar à Página Anterior


Siga-nos

Publicidade


Última Edição!