ENGENHO APROVA RELATÓRIO DE ATIVIDADES E CONTAS 2019

Os associados da ENGENHO-Associação de Desenvolvimento Local do Vale do Este - aprovaram, por unanimidade, o Relatório de Atividades e Contas de 2019, em assembleia geral, realizada na manhã do passado domingo, no Centro de Apoio Comunitário da Associação.

Apesar de processos de financiamento, por parte do Estado, desajustados com as realidades e contextos que as instituições como a ENGENHO enfrentam, o trabalho e os resultados foram muito positivos, conforme referiu o presidente da direção, Manuel Augusto de Araújo, perante os associados.

Para este responsável, de forma “realista e pragmática”, o fundamental é saber assegurar o bom funcionamento das várias respostas sociais e serviços com níveis de qualidade, pagar os vencimentos no fim do mês aos 85 colaboradores, honrar compromissos assumidos perante terceiros e amortizar a dívida de médio prazo assumida há anos para a construção Lar. “Fizemos tudo o que estava ao nosso alcance e o que dependia de nós”, sintetizou o presidente da direção.

No decorrer de 2019, a ENGENHO teve rendimentos no valor de 1 880 085,34 euros, gastos no montante de 1 877 127, 81 euros, verificando-se um resultado líquido se 2 957, 43 euros.

“Substituindo o Estado em áreas que são da sua esfera de responsabilidade, prestando serviços de proximidade de forma eficaz e mais baratos às comunidades locais, as comparticipações e apoios recebidos pelas organizações sociais ficam muito aquém dos custos reais”, alertou Manuel Augusto de Araújo. Para este dirigente associativo os Compromissos de Cooperação, sucessivamente celebrados entre o Governos e os representantes da economia social, estão cada vez mais desfasados e ultrapassados das realidades e contextos nacionais, regionais e locais, aspeto que é “urgente mudar”.

Por proposta da direção, a assembleia aprovou um voto de de reconhecimento e louvor aos colaboradores da ENGENHO, muito particularmente aos que têm enfrentado com determinação e coragem, na linha da frente, a crise pandémica que se tem vivido. Por sua vez, a direção recebeu, por parte da assembleia, um voto de louvor pelo trabalho e resultados alcançados e pela forma determinada como tem acompanhado e gerido toda esta complexa situação com todas as suas consequências.

Data de Publicação: Voltar à Página Anterior


Siga-nos

Publicidade


Última Edição!