Tribunal condena "China" e comparsa a 9 anos e meio de prisão

O Tribunal de Guimarães condenou a nove anos e meio de prisão dois arguidos acusados de vários assaltos no final de 2019, entre os quais a um cabeleireiro de Vila Nova de Famalicão, de onde roubaram o dinheiro da caixa e alguns pertences de clientes que ainda se encontravam no estabelecimento.

Os condenados são Sérgio Ribeiro, conhecido por "China", e Vítor Fernandes, conhecido por "Tejo", ambos com um vasto cadastro por crimes da mesma natureza. Ana Sofia, que era apontada como cúmplice da dupla, foi absolvida de todos os crimes que lhe eram imputados, tendo sido restituída à liberdade. Todos estavam em prisão preventiva a aguardar os termos do processo.

Os dois homens, de 30 e 31 anos, foram condenados a quatro anos e meio de prisão por dois dos três assatos de que estavam acusados, e a dois anos e onze meses no caso do terceiro, em função da "prova abundante", segundo o juiz. Apesar dos antecedentes, e da moldura penal dos crimes de roubo e furto qualificado, pelos quais estavam acusados, poder atingir facilmente a pena máxima, de 25 anos de cadeia, e de os arguidos serem reincidentes, o colectivo considerou a idade, e a assumpção dos factos, ainda que parcial, para se situar no mínimo, esperando que com esta benesse da justiça se emendem definitivamente. "Espero que perceba que apanha menos de metade da pena que podia apanhar, e que isto não pode continuar, senão vai passar o resto da vida na prisão", dirigiu o juiz presidente ao arguido "China", que a ouvir a senteça por videoconferência no estabelecimento prisional de Monsanto reagiu: "nada de sermão, eu quero é cumprir a minha pena e ir para a beira da minha mulher e das minhas filhas".

Quanto à arguida Ana Sofia, de 29 anos, o tribunal entendeu que "não foi feita prova suficiente" da sua cumplicidade ou co-autoria nos crimes de que vão condenados os restantes dois arguidos, tendo sido, por isso, absolvida.

Mais pormenores na próxima edição em papel do jornal O Povo Famalicense.

Data de Publicação: Voltar à Página Anterior


Siga-nos

Publicidade


Última Edição!