Reabilitação da Estação Rodoviária de Passageiros já está no terreno

As obras de requalificação da Estação Rodoviária de Passageiros de Famalicão já estão no terreno. A intervenção é estrutural e vai permitir criar condições de conforto e comodidade promotoras do uso do transporte público.

A empreitada, que foi entregue à empresa Costeira – Engenharia e Construção pelo valor de três milhões de euros - 2,5 milhões dos quais foram cofinanciados pelo Norte2020, através do Fundo Regional de Desenvolvimento Regional -, deverá estar concluída no prazo de um ano e implica algumas alterações no funcionamento do espaço.

Assim, durante o decorrer das obras os autocarros e o cais de embarque vão manter-se no local atual, mas o interior do edifício estará interdito e as bilheteiras vão ser transferidas para o exterior, para instalações provisórias instaladas junto aos autocarros.

Recorde-se que esta é uma infraestrutura que já conta com 28 anos – foi inaugurada em 1992. Com esta requalificação irá beneficiar de um conjunto de melhoramentos, tendo em vista a criação de um espaço mais moderno, multifuncional e mais confortável e cómodo para os passageiros. Um dos objetivos é incentivar a utilização dos transportes públicos, reforçando-se a articulação com a Estação Ferroviária de passageiros.

Entre as várias intervenções destaque para a colocação de uma nova cobertura no cais e frente sul da estrutura; remodelação das áreas de comércio e serviços, com a reformulação de montras e libertação da área de acesso ao cais de embarque; colocação de apoios para o estacionamento de bicicletas e de novo mobiliário, e conceção de sinalética, de acordo com a nova imagem concebida para a central e reorganização das bilheteiras, concentrando a venda de todas as viagens no mesmo balcão.

“Queremos cada vez mais pessoas a utilizar os transportes públicos e esta intervenção é decisiva para que isso aconteça”, referiu o presidente da Câmara Municipal, Paulo Cunha, aquando do lançamento do concurso público para a realização da empreitada.

 

Data de Publicação: Voltar à Página Anterior


Siga-nos

Publicidade


Última Edição!