A Câmara Municipal de Vila Nova de Famalicão acaba de criar uma nova plataforma online, Habitar Famalicão, que reúne toda a informação sobre os programas de apoio à habitação existentes a nível nacional e municipal. Pode encontrá-la no portal oficial da autarquia, disponível em www.famalicao.pt/habitar-famalicao, que reencaminha o utilizador de acordo com as suas necessidades para o apoio indicado.
Assim, para além dos programas municipais da Casa Feliz que inclui apoio à renda e apoio a obras, e habitação municipal, a plataforma dá também acesso aos programas estatais de Arrendamento Acessível; Reabilitar para Arrendar e Porta 65 - Arrendamento Jovem. Existem ainda apoios específicos no âmbito da Covid 19, nomeadamente para famílias que viram os seus rendimentos diminuir em consequência da pandemia. A plataforma permite ainda uma participação ativa dos munícipes através da resposta de inquéritos que serão tidos em conta na estratégia local para a habitação.
O presidente da Câmara Municipal, Paulo Cunha, sublinha que esta plataforma “funciona como uma espécie de guia completo sobre os apoios à habitação no concelho e no país. Todos os cidadãos têm direito a uma habitação condigna e através deste portal estamos a facilitar esse acesso”.
Habitar Famalicão é uma iniciativa dinamizada pelo município de Vila Nova de Famalicão em parceria com a Relatos Quotidianos-Associação que, em articulação com a Faculdade de Arquitetura da Universidade do Porto, irá contribuir para facilitar o acesso dos famalicenses a uma habitação condigna e a custo justo.
A iniciativa terá duas funções diferentes; por um lado, prestar apoio técnico a inquilinos e proprietários, por outro, facilitar o contacto entre o tecido social e a equipa de planeamento que vai desenvolver uma Estratégia Local de Habitação para o Município e um Programa Estratégico de Reabilitação Urbana para Riba d’Ave e Oliveira de São Mateus.