Os Cursos Profissionais do Agrupamento de Escolas Camilo Castelo Branco (AECCB) foram reconhecidos com o Selo de Conformidade EQAVET atribuído pela ANQEP (Agência Nacional para a Qualificação e Ensino Profissional). O selo é válido pelo máximo possível legal de três anos, desde o passado dia 18 de setembro de 2020.
Em comunicado, o Agrupamento adianta que foram distinguidos os Cursos Profissionais de Técnicos de Audiovisuais, de Controlo e Qualidade Alimentar, de Vendas, de Restauração(cozinha/pastelaria), de Gestão e Programação de Sistemas Informáticos de Design da Comunicação Gráfica e de Moda. Trata-se de uma "distinção de importância estratégica" e que garante a qualidade do AECCB.
O Quadro de Referência Europeu de Garantia da Qualidade para o Ensino e a Formação Profissionais (Quadro EQAVET), instituído pela Recomendação do Parlamento Europeu e do Conselho de 18 de junho de 2009, foi concebido para melhorar a Educação e Formação Profissional (EFP) no espaço europeu, colocando à disposição das autoridades e dos operadores de EFP ferramentas comuns para a gestão da qualidade assentes numa forte articulação entre os diferentes stakeholders (decisores políticos, organismos reguladores, operadores de EFP, alunos/formandos, profissionais de EFP e de orientação, encarregados de educação, empresários e outros parceiros sociais) e no desenvolvimento, monitorização, avaliação e melhoria contínua da eficiência da oferta.
"Fruto do trabalho de todos os envolvidos, o AECCB demonstrou, mais uma vez, estar à altura das exigências definidas para o EFP, garantindo o reforço das aprendizagens dos seus alunos", sublinha o Agrupamento, para o qual "este ponto traduzir-se-á em mais e melhores colaboradores para o tecido empresarial, contribuindo assim para o desenvolvimento do concelho de Vila Nova de Famalicão, em parceria com toda a comunidade".