Estreia mundial na Casa das Artes para assinalar o Dia Mundial da Música

A Casa das Artes de Famalicão abre as portas para uma estreia mundial, a 1 de outubro, às 21h30, para as comemorações do Dia Mundial da Música. Em palco estará o projeto Borealis Ensemble: Este Som de o Mar Praiar.

O Borealis Ensemble, constituído por Sara Braga Simões (soprano), António Carrilho (flautas de bisel), Catherine Strynckx (violoncelo) e Helena Marinho (piano), contou para este projeto com o apoio da Direção-Geral das Artes, Universidade de Aveiro, e INET-md.

“Este som de o mar praiar”, verso retirado da Mensagem (1934) de Fernando Pessoa, evoca os sons de um mar inatingível ou utópico, remetendo para uma dimensão essencial da identidade portuguesa, a sua complexa relação com o mar. A temática tem sido explorada na cultura portuguesa extensivamente, desde as artes plásticas à música. No campo da música erudita, este fascínio pelo mar está representado em obras que lhe fazem referência através do título ou da poesia cantada. O projeto “Este som de o mar praiar” pretende revisitar precisamente essa ligação entre o mar e a composição/interpretação, promovendo a criação de novos repertórios e apresentando obras do património musical português relacionadas com a temática.

Percorrendo um leque diverso de obras de câmara de compositores e compositoras portugueses em torno de três temas – Brasão, Mar Português, Encoberto (tal como as três partes da Mensagem) – o concerto relata a história da nossa ligação ao mar, destacando-se a estreia mundial de novas criações de Isabel Soveral, Nuno da Rocha, e Hugo Vasco Reis, encomendadas para este projeto.

A entrada custa quatro euros ou dois euros para estudantes, Cartão Quadrilátero Cultural e seniores.

Data de Publicação: Voltar à Página Anterior


Siga-nos

Publicidade


Última Edição!