Centro Qualifica já capacitou 4500 adultos desde 2017

Mais de 4500 adultos foram acompanhados, desde 2017, pelo Centro Qualifica de Famalicão, promovido pela Câmara Municipal, permitindo aumentar os níveis de escolaridade e melhorar a empregabilidade dos ativos, dotando-os de competências ajustadas às necessidades do mercado de trabalho.

O Centro Qualifica de Famalicão continua, entretanto, a desenvolver a sua atividade que viabiliza a continuidade das inscrições, do encaminhamento para formação qualificante ou do desenvolvimento e certificação dos processos de Reconhecimento, Validação e Certificação de Competências (RVCC) escolares e profissionais, no sentido de assegurar a resposta adequada aos adultos que pretendem aumentar os níveis de qualificação.

Este processo de RVCC, a funcionar duas vezes por semana, disponível em horário diurno ou noturno, tem como premissa fundamental a valorização profissional das aprendizagens adquiridas pelos candidatos ao longo da sua vida para a melhoria dos seus níveis de qualificação, empregabilidade e reconhecimento social. Pode ser desenvolvido nas instalações das Escolas Secundárias do concelho ou através da modalidade à distância.

Recorde-se que a população portuguesa continua a apresentar um défice de qualificação que condiciona o desenvolvimento do país. De acordo com os dados do Eurostat (2016), mais de metade da população, entre os 25 e os 64 anos, tem um nível de qualificação igual ou inferior ao ensino básico (9.º ano de escolaridade). O Programa Qualifica visa reaproximar Portugal das metas de convergência em matéria de aprendizagem ao longo da vida com a média dos países da União Europeia, dando um novo impulso à mobilização da população adulta na procura de qualificações.

O desafio colocado é que os cidadãos aproveitem esta fase para aumentar a escolaridade e preparar-se para o futuro.

Para mais informações e inscrições pode aceder a http://www.famalicaoeducativo.pt/_centro_qualifica_inscricao

Data de Publicação: Voltar à Página Anterior


Siga-nos

Publicidade


Última Edição!