Ao todo são 142 os projetos de escolas famalicenses distinguidos pela iniciativa Escola Amiga da Criança, uma organização conjunta da CONFAP (Confederação Nacional das Associações de Pais), da LeYa e do psicólogo Eduardo Sá, que visa distinguir escolas que concebem e concretizam ideias extraordinárias, contribuindo para um desenvolvimento mais feliz da criança no espaço escolar e partilhar essas boas práticas.
A presidente da FECAPAF - Federação Concelhia de Associações de Pais de Vila Nova de Famalicão, Maria Antónia Oliveira, sublinha com orgulho que Vila Nova de Famalicão "é um dos municípios mais expressivos a nível nacional e um dos que registou um enorme crescimento em relação às edições passadas”.
Em momento oportuno, juntamente com o vereador da Educação, Leonel Rocha, a FECAPAF irá entregar a cada uma das escolas a respetiva placa do reconhecimento pelo projeto executado.
Esta edição da Escola Amiga contou com o maior número de candidaturas de sempre, num total de 3800 candidaturas e de onde quase 1000 escolas saíram com o selo Escola Amiga.