Estação Rodoviária será "nova porta de entrada" na cidade

O presidente da Câmara Municipal de Vila Nova de Famalicão acredita que a cidade e o concelho vão “ganhar uma nova porta de entrada” com a requalificação da Estação Rodoviária de Passageiros. Paulo Cunha falava na passada sexta-feira, dia 13 de novembro, depois da visita de trabalho que o levou a acompanhar a evolução e o ponto de situação das obras que estão a decorrer no espaço e que deverão estar concluídas dentro de um ano.

“Queremos que Famalicão seja também notado pelas suas políticas públicas de transporte e isso só seria possível com esta intervenção”, explicou o autarca. “Sabemos que o uso do transporte público depende também das suas condições - do conforto, dos horários e das centrais que se querem locais de espera confortáveis e com segurança – e, por isso, acredito que depois desta obra haverá um melhor aproveitamento do transporte público em Famalicão”, acrescentou.

Refira-se que a empreitada foi entregue à empresa Costeira – Engenharia e Construção pelo valor de três milhões de euros - 2,5 milhões dos quais foram cofinanciados pelo Norte2020, através do Fundo Regional de Desenvolvimento Regional.  

Entre as várias intervenções destaque para a colocação de uma nova cobertura no cais e frente sul da estrutura; a remodelação das áreas de comércio e serviços, com a reformulação de montras e libertação da área de acesso ao cais de embarque; a colocação de apoios para o estacionamento de bicicletas e de novo mobiliário, a conceção de sinalética, de acordo com a nova imagem concebida para a central e a reorganização das bilheteiras, concentrando a venda de todas as viagens no mesmo balcão.

“Será muito mais que uma mera Central de Camionagem”, explicou Paulo Cunha, adiantando que as intervenções que estão a decorrer no interior “vão criar condições para que o serviço de transporte possa ser proporcionado como é devido, mas também para que este espaço ganhe outra dimensão, com outros serviços e valências”, apontando como exemplo, a instalação no espaço de uma sala de estudo.   

Recorde-se ainda que esta é uma infraestrutura que já conta com 28 anos – foi inaugurada em 1992. Com esta requalificação irá beneficiar de um conjunto de melhoramentos, tendo em vista a criação de um espaço mais moderno, multifuncional e mais confortável e cómodo para os passageiros. Um dos objetivos é incentivar a utilização dos transportes públicos, reforçando-se a articulação com a Estação Ferroviária de passageiros.

Data de Publicação: Voltar à Página Anterior


Siga-nos

Publicidade


Última Edição!