Uma ponte entre Portugal e Cuba

Num ano muito complicado para todas as empresas, conheça a história de uma associação que ajuda vários empresários portugueses a desenvolver relações comerciais com Cuba.

Foi a 2 de junho de 2014 que nasceu a Câmara de Comércio Portugal Cuba (CCPC). A constituição desta entidade de utilidade pública surgiu numa altura de mudanças políticas em Cuba, na sequência da substituição de Fidel Castro por Raul Castro. A forte aposta no turismo, uma das principais fontes de receitas de Cuba, veio juntar-se a esta equação.

Assente neste clima de mudança, a CCPC organizou ao longo dos últimos seis anos mais de 30 missões empresariais setoriais e multissetoriais a Cuba, ajudando várias centenas de empresários portugueses a estabelecer e desenvolver relações comerciais ao mais alto nível. Além de missões empresariais a Cuba, a CCPC organiza também missões inversas, trazendo a Portugal entidades e empresas importadoras cubanas, permitindo-lhes conhecer as empresas portuguesas in loco.

Todo este trabalho fez com que fossem criados diversos protocolos de cooperação. A própria AICEP abriu em 2017 uma delegação em Havana constituindo um momento muito importante na promoção da internacionalização das empresas portuguesas. Em 2018, a CCPC viu ser-lhe atribuído pelo Governo Português o Estatuto de Entidade de Utilidade Pública.
O Secretário de Estado da Internacionalização, Dr. Eurico Brilhante Dias e o Vice-ministro do Comércio Exterior de Cuba, Antonio Carricarte Corona, inauguram oficialmente o Pavilhão de Portuga na edição de 2017 da FIHAV.

Data de Publicação: Voltar à Página Anterior


Siga-nos

Publicidade


Última Edição!