Pela primeira vez em mais de 40 anos não haverá Carnaval em Vila Nova de Famalicão. A Câmara Municipal adiantou hoje em nota de imprensa que não irá promover o evento, que é "uma das marcas mais fortes do município". A razão do cancelamento - que inclui a habitual folia nocturna e os Carnavais infantil e senior -, tem a ver, naturalmente, com a situação epidemiológica que se vive no país.
Segundo o presidente da Câmara Municipal, Paulo Cunha, “tendo em conta o atual contexto da pandemia não é possível ao município assegurar o cumprimento das regras de prevenção da covid-19 estabelecidas pela Direção-Geral da Saúde, nomeadamente no que diz respeito ao distanciamento social e à interdição de ajuntamentos”.
A decisão de cancelar os festejos carnavalescos em 2021 é assim “uma resposta à necessidade de protegermos a população, salvaguardando a sua saúde”, acrescenta o autarca.
Refira-se que o Carnaval de Famalicão começou a afirmar-se nos anos 80 com uma iniciativa espontânea de um grupo de foliões famalicenses. Não parou mais de crescer e tornou-se um fenómeno nacional. Os bares e cafés juntaram-se à festa com os seus dj’s e a autarquia sempre deu todo o apoio logístico e decorativo vestindo as ruas a rigor e promovendo um programa musical.