Agentes culturais reconhecem e agradecem apoio do Município durante a pandemia

A Câmara Municipal de Vila Nova de Famalicão é reconhecida pelas entidades culturais e artísticas do concelho por “todo o apoio, dinâmica e empenho que teve para com as estruturas, associações e movimentos culturais do concelho em 2020, durante a pandemia”.

O reconhecimento público foi feito na passada terça-feira por vinte e três representantes de associações culturais que participaram na reunião extraordinária do Conselho Municipal de Cultura aprovaram, por unanimidade, a atribuição de um Voto de Louvor à Câmara Municipal pelo apoio que a autarquia prestou ao setor durante o contexto pandémico.

De acordo com a proposta apresentada ao grupo pela CAISA – Cooperativa de Artes, Intervenção Social e Animação C.R.L, “mais do que apoio financeiro, são as boas palavras e a humanização municipal em relação aos agentes e associações culturais que nos fazem ganhar forças”.

A dinamização de uma programação cultural online, através do projeto municipal “Há Cultura em Casa”, e o “Anima-te”, o programa de Verão promovido pela Câmara Municipal durante os meses de julho, agosto e setembro, foram dois exemplos apontados pelos agentes culturais do concelho de iniciativas desenvolvidas pela Câmara Municipal para mitigar os efeitos da pandemia no setor.

Refira-se ainda que na reunião desta terça-feira foi também apresentado e aprovado, por unanimidade, o Plano Municipal de Cultura.

O documento está alinhado com a estratégia de desenvolvimento do território definida no Plano Estratégico “Famalicão Visão25” e assume como missão “a promoção da cultura como meio de consolidação da coesão social e comunitária, valorização da identidade e do território e integração no diálogo com outros povos”, através da implementação de uma dinâmica cultural assente na diversidade, com projetos que atravessem todos os géneros e estejam em todo o território, chegando assim a um maior número de pessoas.

Para tal, foram assumidos três eixos de orientação para a ação cultural: preservação e valorização do património com a comunidade; criação, acesso e fruição artística (produção e consumo de atividades artísticas); e mobilização e envolvimento dos atores culturais e artísticos do concelho, da comunidade e de outras parcerias.  

O vereador da Cultura do Município de Famalicão lembrou que se trata “de uma base de trabalho aberta aos contributos de todos os agentes culturais do concelho”.

Para Leonel Rocha, mais do que um plano elaborado com o intuito de iniciar e fomentar processos de dinamização cultural no território, o Plano Municipal de Cultura resulta da constatação e potenciação do trabalho já existente no concelho na área da Cultura, fruto da ação conjunta e do trabalho em rede realizado com os diferentes agentes e parceiros culturais e artísticos.

Data de Publicação: Voltar à Página Anterior


Siga-nos

Publicidade


Última Edição!