Câmara convoca associações para combater o isolamento

Com o objectivo de combater o isolamento social, a Câmara Municipal de Vila Nova de Famalicão vai fazer crescer o projeto “Palavras e Afetos”, que desenvolve desde 2013 com o objetivo de combater o isolamento e a solidão, chamando para o programa o contributo das associações do concelho cujos voluntários já desenvolvem trabalho nesta área. No momento, adianta, já são várias as instituições locais que manifestaram interesse em se associar ao projeto promovido pelo pelouro do Voluntariado da autarquia e os primeiros protocolos de adesão deverão ser assinados nos próximos dias. 

Com o alargamento do programa, que até agora se desenvolvia apenas com o apoio dos voluntários inscritos no Banco Municipal de Voluntariado, o presidente da Câmara Municipal espera criar em Famalicão “uma verdadeira rede municipal de proximidade e de combate à solidão e ao isolamento”.

“As associações famalicenses têm desenvolvido um excelente trabalho nesta área que vai ao encontro do objetivo do ‘Palavras e Afetos’ e, por isso, não faz sentido manter este programa isolado e alheio do contributo precioso de quem está no terreno todos os dias”, acrescentou Paulo Cunha. 

Refira-se que o “Palavras e Afetos” foi lançado em 2013 pela Câmara Municipal para promover a melhoria da qualidade de vida da população com mais de 35 anos que vive em situação de isolamento social e fomentar práticas de voluntariado.

No trabalho que realizam semanalmente, os voluntários sensibilizam e acompanham os beneficiários do programa na realização de atividades dentro e fora de casa, auxiliando em pequenas tarefas como é o caso das idas à farmácia e/ou ao supermercado. Através de uma simples conversa, de momentos de convívio e de partilha de histórias, os voluntários promovem também hábitos de socialização e ações de promoção da saúde física e mental.

Mais informações sobre o projeto através do email voluntariado@famalicao.pt ou do número 252 320 900.

Data de Publicação: Voltar à Página Anterior


Siga-nos

Publicidade


Última Edição!