As XVI Jornadas da Família estão na agenda de amanhã, sexta-feira, e subordinadas ao tema actual da "Família - Igreja Doméstica". O encontro terá lugar pelas 21h15 através da rede social das paróquias da unidade Pastoral (www.facebook.com/ParoquiaStoAdriaoVilaNovaDeFamalicao). A organização é das equipas de pastoral familiar de São Martinho de Brufe e de Santo Adrião de Vila Nova de Famalicão.
Juan Ambrósio, licenciado em teologia, docente da Faculdade de Teologia da Universidade Católica Portuguesa (desde 1991) onde tem lecionado em diversas áreas (destaca-se a área da Cristologia, da Sacramentologia, do Fenómeno Religioso e da Educação Moral e Religiosa Católica), é o orador encarregue da reflexão desta jornada. Nesta conversa, falará da família "enquanto pequena igreja, lugar da fecundação da fé, do seu desenvolvimento e amadurecimento, que se torna compromisso com a vida e a sociedade".
Refira-se que o termo “Igreja Doméstica” não é novo, atendendo a que as primeiras comunidades começaram por celebrar a fé em casa. "A família e a oração em família sempre foram pilares importantes na celebração da fé da Igreja. No entanto, nos tempos em que vivemos, somos chamados e redescobrir de que modo é que cada família pode ser uma pequena igreja que se reúne para celebrar a fé!", sublinha a organização a propósito do tema.
O próprio Papa Francisco coloca a tónica da Igreja na família: “a Igreja é família de famílias, constantemente enriquecida pela vida de todas as igrejas domésticas”. O intuito desta jornada é reflectir sobre várias questões: "será que entendemos a família nesta perspetiva? Que caminhos apontar para o redescobrir desta Igreja doméstica que é cada família? Quais são as propostas que a Igreja apresenta para este rejuvenescimento das famílias? Como é que as famílias podem ajudar os filhos a crescer na fé?".