Relatório de Sustentabilidade é "ferramenta" para a definição de políticas públicas

"Uma ferramenta que seja uma oportunidade para nos aproximarmos cada vez mais daquela comunidade que todos desejamos". É desta forma que o presidente da Câmara Municipal de Vila Nova de Famalicão encara a importância do Relatório de Sustentabilidade e Responsabilidade Social do Município de Vila Nova de Famalicão 2020, dado a conhecer há minutos numa sessão transmitida na página do Facebook do município.

Paulo Cunha sublinha que, além de um diagnóstico, o relatório é um escrutínio voluntário da governação, através do qual se pretende  envolver os cidadãos na definição de políticas públicas, naquele que é um caminho para a efectiva participação nas decisões, assim como um caminho para a verdadeira sustentabilidade democrática.

O documento, elaborado pela segunda vez, é um levantamento exaustivo da atividade municipal de uma forma integrada, cruzando os eixos da Governança, Economia, Ambiente e Social. A sua elaboração, pretende ser um contributo para a promoção da sustentabilidade e da responsabilidade social no território, dando conta do que está a ser feito e como está a ser feito, onde são investidos os recursos (financeiros, materiais ou humanos) do município e como se está a cumprir o plano estratégico delineado.

O famalicense Jorge Moreira da Silva, diretor da Cooperação para o Desenvolvimento da OCDE (Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Económico), marcou presença na sessão e reiterou a importância deste tipo de levantamento de dados "tornando-os visíveis de forma a que se possam lançar as reformas necessárias". Felicitou a Câmara de Famalicão pelo "espírito de transparência", e também pelo "risco" que assume ao fazer este autorretrato da sua actividade.

Não deixou de analisar o documento à luz da conjuntura, a pandemia de Covid-19, para referir que este tipo de reflexões se torna ainda mais importante face ao quadro de agravamento da situação económica e social.

O documento na íntegra pode ser consultado em https://issuu.com/municipiodefamalicao/docs/rsrs_2020.

Mais pormenores na edição do jornal O Povo Famalicense da próxima semana.

Data de Publicação: Voltar à Página Anterior


Siga-nos

Publicidade


Última Edição!