Vila Nova de Famalicão vai ser centro geostratégico da Protecção Civil Nacional. O Parque de Diversões António Sampaio Nogueira, situado na freguesia de Bairro, vai passar a ser Campus da Protecção Civil, e deverá começar a operar ainda este ano, a tempo de servir de base logística para o dispositivo de combate a incêndios.
A expectativa foi assumida pelo presidente da Câmara Municipal de Vila Nova de Famlaicão, Paulo Cunha, no final da reunião do executivo municipal desta quinta-feira, na qual foi dada luz verde para a formalização de um contrato de arrendamento do espaço do parque, que é privado, e há vários anos se encontra encerrado. O município irá pagar uma renda mensal de três mil euros, por um período de dez anos, sendo que, numa eventual compra do espaço, será subtraído o montante das rendas pagas.
A iniciativa do município, para além de permitir instalar em Famalicão uma base logística para a Autoridade Nacional de Protecção Civil, destinada a toda a região Norte, permitirá ainda voltar a colocar ao serviço da comunidade uma série de valências desportivas, sociais e recreativas de que o equipamento dispõe.
Mais pormenores na edição da próxima semana do jornal O Povo Famalicense.