Idosos esperaram mais de 2 horas para ser vacinados, esta manhã, no Centro de Vacinação

A manhã foi caótica no Centro de Vacinação instalado na antiga Didáxis, em Vale São Come. A família de um idoso com o qual a reportagem do Povo Famalicense falou, adianta que a convocatória para a primeira dose da vacina contra a Covid-19 era para onze da manhã, mas esta só lhe foi ministrada perto da uma e meia da tarde. Teve que esperar mais meia hora para vigilância a efeitos adversos, abandonando as instalações já pelas duas da tarde.

O idoso, com mais de 80 anos, doente de Parkinson e com outras complicações de saúde, passou grande parte do tempo de espera em pé, e esteve das onze às duas da tarde sem almoçar. A família considera a situação inadmissível. "Estamos a falar de pessoas de idade, a maioria delas com complicações de saúde, e não é aceitável serem tratadas desta forma", lamenta a neta, que fala pelo avô mas pelas dezenas e dezenas de idosos que lá viu em idêntica condição e dificuldade.

De acordo com esta famalicense, aquando da chegada do avô ao local, à hora marcada, estaria cerca de uma centena de pessoas à sua frente, sugerindo algum problema na convocatória dos utentes, já que é "totalmente desaconselhável que as pessoas permaneçam juntas tanto tempo no mesmo local".

Fonte próxima do processo, contactada pelo Povo Famalicense, garante que o incidente desta manhã já está a ser rectificado, de modo a prosseguir com toda a normalidade com o processo de vacinação nos próximos dias.

Atribui a aglomeração de utentes desta uma falha de comunicação dos serviços, que deu origem a sobreposições na agenda e, logo, à concentração de pessoas e consequentes atrasos.

Ao que O Povo Famalicense conseguiu apurar, a situação de sobreposição de convocatórias para vacinação terá visado, sobretudo, utentes afectos às Unidades de Saúde do Alto da Vila e Famalicão 1.

De acordo com o programado, o Centro de Vacinação está a inocular uma média de 500 pessoas por dia. Para que seja possível tirar o máximo partido e proveito da mega-estrutura que está montada, as pessoas convocadas para vacina só deverão comparecer no dia e à hora agendada. 

Data de Publicação: Voltar à Página Anterior


Siga-nos

Publicidade


Última Edição!