ACIF na CONFMINHO para robustecer tecido associativo empresarial

A ACIF – Associação Comercial e Industrial de Vila Nova de Famalicão, é uma de doze associações empresariais que na passada segunda-feira subscreveram um memorando de entendimento com vista à criação da Confederação Empresarial da Região do Minho (CONFMINHO). A iniciativa foi apadrinhada pelo ministro da Economia, Pedro Siza Vieira, que numa mensagem que dirigiu online aos intervenientes sublinhou que constitui um “exemplo” para o país, pelo que significa de "ganhos de escala" e "robustecimento" do tecido associativo.

O governante disse mesmo que o tempo do cada um por si está no passado, e que este é mais um exemplo de muitos que já dá ao país a região do Minho.

A CONFMINHO, cuja escritura pública deverá ocorrer já durante o mês de Abril, em que também deverão ser eleitos os órgãos sociais, junta um total de 12 associações empresariais do Alto Minho, Cávado e Ave, as quais representam quase 120 mil empresas, com um volume de negócios de acima dos 31 milhões de euros, e um peso de 7,8 mil milhões de euros nas exportações. Por seu turno, o Minho pesa 28 por cento no volume de negócios do norte, e quase 40 por cento das exportações. O Minho representa 72,5 por cento do superavit da balança de pagamentos do Norte, com a contribuição de mais de três mil milhões de euros.

Refira-se que as 12 associações que agora integram a nova CONFMINHO integravam já o Conselho Empresarial do Ave e do Cávado (CEDRAC), onde se inclui a ACIF, e a Confederação Empresarial do Alto Minho (CEVAL).

O CEDRAC integra ainda a Associação Comercial de Braga, as associações comerciais e industriais de Esposende (ACICE), Vila Real (ACIVR), Barcelos (ACIB), Vizela (ACIV) e a Associação Empresarial de Fafe. A CEVAL é por sua vez composta pelas associações empresariais de Ponte de Lima, Viana do Castelo e Valença e as associações comerciais e industriais de Arcos de Valdevez e Ponte da Barca (ACIAB) e de Monção e Melgaço (ACICMM).

Data de Publicação: Voltar à Página Anterior


Siga-nos

Publicidade


Última Edição!