Nos próximos meses de maio, junho, julho e agosto, a Câmara Municipal de Vila Nova de Famalicão vai distribuir acessos gratuitos às Piscinas Municipais por todos os profissionais de saúde, socorro e segurança do concelho que estão na linha da frente do combate à Covid-19.
Esta é apenas uma das várias medidas anunciadas hoje pelo executivo municipal para a retoma da atividade física no concelho, que será enquadrada no regresso da vertente desportiva do programa “Anima-te” que quer voltar a pôr os famalicenses a mexer e sensibilizar a população para a importância da prática desportiva.
Na prática, o apoio a estes profissionais contempla a distribuição de um cartão oferta com 6 entradas gratuitas por mês num dos Complexos de Piscinas Municipais, onde poderão usufruir do período de regime livre ou de uma aula com acompanhamento técnico mediante marcação. Cada instituição receberá a totalidade dos cartões consoante o seu número de profissionais. De forma a evitar picos de acesso aos complexos municipais, o total de cartões a distribuir por cada instituição será dividido pelos quatro meses de duração do programa.
Para além deste apoio específico para os profissionais que estão na linha da frente e “que ao longo do último ano têm vivido momentos muito exigentes”, o plano anunciado na Reunião de Câmara desta quinta-feira dedica também uma série de ações e iniciativas destinadas à comunidade em geral.
Algumas delas são já bem conhecidas dos famalicenses. É o caso do “Move-te” que este ano se vai realizar não num, mas em três meses - maio, junho e julho. Ao todo estão previstas mais de 300 aulas promovidas em parceria com os ginásios, associações, instituições e clubes desportivos do concelho. As aulas vão decorrer ao ar livre, no Parque da Devesa e em vários espaços das freguesias aderentes, de segunda a sexta-feira, divididas em dois blocos de 30 minutos e com a limitação de participantes por sessão com base nas orientações atuais da DGS.
O programa “Desconfinar em Família” integra também este leque de novas ações anunciadas hoje por Paulo Cunha. Aberto a toda a comunidade, o programa decorrerá de maio a agosto nas piscinas municipais de Joane, Ribeirão, Oliveira São Mateus e Famalicão e pretende incentivar a retoma das atividades aquáticas e estimular a prática da atividade física para toda a família.
O “Desconfinar em Família” prevê a isenção da taxa de inscrição nas piscinas municipais para as novas adesões e a oferta da primeira mensalidade e da taxa de inscrição para o ano 2021/2022 para os utilizadores já inscritos com mensalidade regularizada em janeiro de 2021 (exceto Piscina Municipal de Famalicão). O programa contempla ainda um conjunto de atividades ao sábado para toda a família, com a promoção de duas aulas gratuitas, todos os sábados à tarde nos meses de maio, junho e julho, em todos os complexos de piscinas.
Refira-se ainda que, no total, este plano de retoma da atividade física no concelho vai implicar um esforço financeiro municipal na ordem dos 160 mil euros, estimando-se que alcance mais de 15 mil pessoas.