Mais de 24 mil famalicenses já receberam vacina contra a Covid-19

Mais de 24 mil e 600 famalicenses já foram vacinados no Centro de Vacinação instalado no CIIES – Centro de Inovação, Investigação e Ensino Superior, em Vale S. Cosme (antiga Escola Cooperativa de Ensino Didáxis).

O último balanço feito pelo Povo Famalicense, há cerca de um mês, apontava para a administração de sete mil e 300 doses, o que significa que em apenas quatro semanas o processo avançou significativamente, atendendo a que a vacina chegou a mais 17 mil e 300 famalicenses, números redondos. De resto, isso mesmo revela também o ponto de situação que a Câmara Municipal fez no passado dia 8 de abril, apontando para cerca de 14 mil vacinas ministradas, o que neste caso significa que as últimas semanas foram de actividade intensa no Centro de Vacinação, que avançou no processo em mais de dez mil doses.

Em termos percentuais, considerando a população do concelho (mais de 133 mil habitantes), os rácios de vacinação apontam para que mais de 18 por cento tenha recebido já a primeira ou as duas doses das diferentes vacinas contra a Covid-19.

O maior número de inoculações está entre as pessoas com mais de 80 anos, que de resto foi colocado no topo das prioridades, logo a seguir aos profissionais de saúde. Ao todo já mais de sete mil receberam a vacina, sendo que mais de dois mil e 500 já com as duas tomas, e quase quatro mil e 600 apenas com a primeira dose.

Entretanto, no grupo dos utentes abaixo daquela faixa etária, já há mais de seis mil e 700 doses administradas. A primeira toma da vacina contabiliza mais de seis mil e 400 pessoas, ao passo que com a segunda o número se fica pelas cerca de 300, o que é facilmente compreensível atendendo a que o processo de vacinação neste caso arrancou mais tarde.

Por sua vez, profissionais do sector da Educação são mais de dois mil e 400 aqueles a quem já foi administrada a primeira dose da vacina contra a Covid-19.

Nas estruturas residenciais para idosos há cerca de 1800 pessoas vacinadas, e nas apelidadas forças de resiliência (médicos, dentistas, farmacêuticos e equiparados) a contabilidade está próxima dos 290.

Refira-se que o processo de vacinação arrancou no passado dia 13 de fevereiro em Vila Nova de Famalicão, instalado no Centro de Vacinação que resulta de uma parceria entre a Câmara Municipal de Vila Nova de Famalicão e a Agrupamento de Centros de Saúde De Famalicão.

Data de Publicação: Voltar à Página Anterior


Siga-nos

Publicidade


Última Edição!