O Ministro da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, Manuel Heitor, está esta sexta-feira, pelas 14h30, de visita ao novo Polo da Universidade do Minho em Vila Nova de Famalicão, que está instalado no CIIES - Centro de Investigação e Inovação e Ensino Superior de Famalicão, em Vale S. Cosme (antigas instalações da Didáxis). Acompanham o ministro o reitor da universidade, Rui Vieira de Castro, e o presidente da Câmara Municipal, Paulo Cunha.
A infraestrutura laboratorial instalada em Vila Nova de Famalicão conta com 16 laboratórios, oito ligados ao Centro de Engenharia Biológica, cinco ao Centro de Microssistemas Eletromecânicos e três laboratórios multidisciplinares, onde encaixa o Laboratório de Tecnologias e Sistemas de Materiais Avançados. Já a infraestrutura industrial conta com a presença das spin-offs Nanopaint e Satisfibre. Atualmente trabalham no polo 80 investigadores da UM em 40 projetos aprovados que têm um financiamento global de 10 milhões de euros.
O ministro da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior terá ainda oportunidade de conhecer o TECMEAT - Centro de Competências do Agroalimentar para o setor das carnes, que está instalado no local, assim como a incubadora de empresas Famalicão Made IN particularmente dirigida para a área da sustentabilidade.