SOCIALISTAS CANDIDATAM EM CASTELÕES PRIMEIRO PRESIDENTE DA JUNTA ELEITO DEMOCRATICAMENTE

Álvaro Machado volta às lides autárquicas na sua freguesia, 45 anos depois das eleições de 1976, em que ganhou pela primeira vez.

A apresentação é neste domingo, num dia em que o PS oficializa mais três cabeças de lista (Requião, Lemenhe, Mouquim e Jesufrei e Esmeriz e Cabeçudos)

Passados quase 45 anos, o Partido Socialista oficializa neste domingo a candidatura do primeiro presidente democraticamente eleito da Junta de Freguesia de Castelões, Álvaro Carvalho Machado, ao mesmo cargo. “Não pude ficar indiferente ao apelo de muitos conterrâneos meus e, por Castelões e para unir Castelões, aceitei ser candidato pelo PS, uma vez mais, em nome da dignidade, da seriedade e do desenvolvimento”, justificou o antigo autarca, que esteve à frente da autarquia castelonense em dois mandatos (1976/1979 e 1985/1989).

A sessão pública de apresentação da candidatura de Álvaro Machado decorrerá na escola primária da freguesia, às 15 horas, e contará com a participação de Eduardo Oliveira, presidente da Concelhia socialista de Famalicão e candidato à presidência da Câmara Municipal. É a terceira vez que o antigo autarca se apresenta a eleições pelo PS, tendo saído vitorioso nos dois sufrágios anteriores. Quando foi eleito presidente da Junta pela primeira vez,

Álvaro Machado era um jovem operário têxtil, com 25 anos, e um dos mais novos candidatos socialistas à liderança de uma autarquia no concelho. “Venceu o ato eleitoral pelo dinamismo que patenteou na campanha e pela forma convincente como falava com os seus conterrâneos. Ainda hoje é assim, aliás. Toda a gente o continua a tratar como presidente da Junta”, salienta Eduardo Oliveira. Terminado o mandato, em 1979, afastou-se transitoriamente de cargos executivos na autarquia castelonense, mas voltou a ser eleito presidente nas eleições de 1985, com maioria absoluta.

Hoje, com 70 anos, gere a sua pequena unidade industrial têxtil, mas continua a interessar-se pela terra onde nasceu e a acompanha de perto o dia a dia da sua comunidade. E quando sentiu que tinha de avançar, “por imperativo de consciência” e por se ter formado à sua volta uma “equipa dinâmica que colocará sempre em primeiro lugar as Candidatura Autárquica do Partido Socialista em Vila Nova de Famalicão 2 pessoas e se guiará pela participação e vontade de todos”, Álvaro Machado entendeu que não podia deixar de voltar a dar o seu contributo cívico, para que Castelões “vença os grandes desafios que tem pela frente”, sublinha.

Da sua agenda eleitoral fazem parte, entre outras prioridades, a criação de infraestruturas desportivas para os jovens da freguesia, a adoção de iniciativas locais de combate à exclusão social e a recuperação ambiental do rio Pelhe, num esforço conjugado com outras freguesias.

Além do candidato a presidente da Junta de Castelões, o PS apresentará neste domingo os seus cabeças de lista em Requião e nas uniões de freguesias de Lemenhe, Mouquim e Jesufrei e Esmeriz e Cabeçudos.

Em Requião, a escolhida é a psicóloga Bárbara Barros, 29 anos. É a sétima das oito mulheres que são cabeças de lista do PS nas 34 freguesias e uniões de freguesias do concelho. A sua candidatura será apresentada numa sessão que terá lugar, às 11 horas, no polidesportivo da freguesia. À tarde, e depois de Castelões, Eduardo Oliveira e a comitiva socialista seguirão para Lemenhe, onde às 18 horas será oficializada a candidatura do contabilista Bruno Domingues à presidência da Junta da União de Freguesias de Lemenhe, Mouquim e Jesufrei.

O evento decorrerá na Quintinha de Padroso, na Rua Dona Laura Cruz, n.º 650. Para terminar a jornada pré-eleitoral concelhia, o PS apresenta, pelas 21 horas, o operário químico Óscar Mendes, 40 anos, como candidato à presidência da Junta da União de Freguesias de Esmeriz e Cabeçudos. O evento decorrerá no Largo de S. Marçal, defronte da escola primária de Esmeriz.

Em todas as sessões deste domingo, estarão presentes Eduardo Oliveira, líder concelhio do PS e candidato à presidência da Câmara Municipal, assim como outros elementos da lista socialista ao Executivo municipal.

Data de Publicação: Voltar à Página Anterior


Siga-nos

Publicidade


Última Edição!