CAMPO DE FÉRIAS É A GRANDE OBRA SOCIAL DE SEIDE

A União de Freguesias de Seide promoveu mais uma edição do Campo de Férias de verão, entre 12 e 30 de julho de 2021. É desta forma que promove a ocupação de tempos livres dos jovens de Seide, proporcionando momentos lúdicos, desportivos e pedagógicos.

O Presidente da União de Freguesias de Seide, Tomás Sousa, sublinha o esforço e a vontade de realizar esta iniciativa, após um ano de interregno, apesar de todos os riscos e restrições inerentes à pandemia. A alegria de proporcionar estes momentos de convívio e de diversão aos nossos jovens, apresentando uma programação variada, boas refeições, num ambiente familiar e descontraído, é a maior missão que a Junta de Freguesia abraça, com muito empenho e carinho.

A visita aos Moinhos de Gávea e Miradouro do Cervo, em Vila Nova de Cerveira e o Parque Aquático de Fafe, são duas das atividades que fizeram as delícias de miúdos e graúdos, mas também a ida à praia e à piscina, as experiências artísticas musicais e outras proporcionadas pelo Centro de Estudos Camilianos estão entre muitas das atividades que preencheram um programa de três semanas. 

Tomás Sousa referiu ainda que o Campo de Férias de Seide é a "grande obra social da freguesia", quer pelo investimento que representa, de modo a proporcionar umas férias com qualidade e a preços acessíveis aos jovens da freguesia, mas também pela resposta social que representa para as famílias de Seide, para colmatar a sua dificuldade na ocupação dos filhos nas férias. O presidente sublinha as dificuldades acrescidas deste ano, pelas exigências da pandemia e pelo facto da Junta de Freguesia ter assumido sozinha a execução financeira do projeto, o que constitui "um empreendimento imaterial muito relevante, cujo impacto social é tão ou mais importante do que pavimentar uma estrada ou fazer uma obra material".

O "Campo de Férias de Seide" pretende deixar sementes nas memórias afetivas destes jovens, estimular a sua ligação à nossa terra e, através do envolvimento de elementos da comunidade, que generosamente partilham com eles os seus saberes, proporcionar vivências significativas que os façam estimar o que é nosso e querer voltar. O sucesso da iniciativa espelha-se na elevada procura pelo "Campo de Férias de Seide", mas também no facto de existirem "jovens que participam desde o início, em 2015, quando tinham uma tenra idade, e hoje são jovens adolescentes e querem continuar connosco, regressando a cada ano".

Neste ano particularmente difícil e com muitas preocupações, o CF Seide restringiu a participação a cerca de 50 jovens a junta procura colocar o interesse e necessidades dos jovens em primeiro, e com o apoio de muita gente, foi possível levar a iniciativa até ao fim. "Estamos muito gratos a todos os que têm colaborado no Campo de Férias."

Tomás Sousa reafirma a vontade da Junta de Freguesia continuar a mover esforços para promover esta iniciativa, "que nos enche de orgulho e satisfação pela alegria que jovens, famílias e comunidade nos transmitem, pelas oportunidades de convívio e de aprendizagem fundamentais ao desenvolvimentos dos jovens mas também pelo sentimento de pertença a esta comunidade que se vai consolidando. Queremos que Seide fique no coração de todos os que contactam connosco!"

Data de Publicação: Voltar à Página Anterior


Siga-nos

Publicidade


Última Edição!