A Associação Gerações iniciou, no passado dia 30 de agosto, o ano letivo de 2021 – 2022, com as suas valências sociais totalmente preenchidas. A creche da instituição está a ser frequentada por 45 e crianças, tantas quantas o acordo de cooperação com a Segurança Social comporta, nas três salas do Pré – Escolar, a frequência é de 71 crianças, no Centro Educativo, 30 e, no Clube Sénior, 120 pessoas, num total de 266 utentes.
De salientar que, já no ano letivo de 2020 – 2021, a Gerações teve que abrir uma nova sala de Pré – Escolar, com a devida autorização de funcionamento da DGESTE-Porto, dadas as solicitações que recebeu para a frequência deste grau de ensino. Esta terceira sala de Pré – Escolar aguarda ainda a celebração de um acordo de cooperação com a Segurança Social, para ter acesso à comparticipação estatal devida pelo acolhimento e educação das crianças.
Ainda com várias limitações motivadas pela pandemia de “covid 19” que se refletem sobretudo nas deslocações dos pais e das famílias no interior das instalações, nos cuidados permanentes a ter com a higienização dos espaços e das pessoas e na distribuição das crianças pelos diferentes módulos educativos, pode dizer-se que o ano letivo de 2021 – 2022 se iniciou com alegria e esperança: a alegria do reencontro com as educadoras, o pessoal de apoio e os técnicos de diferentes especialidades e a esperança de que o tempo vá eliminando a pandemia, para que todos tenham de novo acesso a uma vida mais normal e mais tranquila.
De referir que a Associação Gerações, à semelhança do que aconteceu no ano letivo passado, chegou também este ano ao pormenor de definir uma hora de entrada e de saída para cada uma das crianças, de forma a evitar “cruzamentos” de pais e familiares com outras crianças que não pertencem ao seu agregado. Só por si, esta “norma” interna é de uma grande complexidade, pelo grande número de crianças que envolve, nada que a atenção e o cuidado das colaboradoras da Associação Gerações não resolva, para o bem de todas.
O recomeço do ano letivo de 2021 – 2022 é muito promissor, antevendo-se novas aventuras, novos desafios, novas dinâmicas, novas brincadeiras e novos projetos motivadores para todas as crianças e para todos os seniores que frequentam a instituição.