PAN visita empresa que promove reutilização de tecidos têxteis

A concelhia do PAN de Vila Nova de Famalicão reuniu com a empresa famalicense OMATI, uma empresa do setor têxtil inserida num modelo de economia circular, através da utilização dos rolos de tecido descartados pelo setor têxtil. A reunião contou com a presença dos candidatos aos órgãos autárquicos famalicenses Sandra Pimenta e Emanuel Figueiredo.

No rescaldo do encontro, o candidato do partido à Assembleia Municipal sublinha que "é essencial incentivar a redução, reutilização dos produtos e equipamentos, ao invés de continuarmos focados no seu destino final que será, inevitavelmente, um aterro sanitário ou uma incineradora e que vão continuar a ter impactos nefastos no meio ambiente". Os apoios à economia circular, acrescenta, "devem privilegiar projetos que contribuam para o desenvolvimento de modelos de negócio circulares como as simbioses industriais, em que se privilegia a reutilização de resíduos de umas indústrias para outras".

A OMATI utiliza no seu sistema de produção os rolos de tecido que são sinalizados como contendo algum tipo de defeito, sendo que esses defeitos consistem sobretudo em ligeiros desvios da cor encomendada.

Seria efetivamente um desperdício de recursos, água, horas de trabalho árduo, e materiais, se estes rolos não tivessem a oportunidade de ter uma segunda vida. A atividade industrial é um importante motor de desenvolvimento económico e de emprego local, contudo não se pode sobrepor ao maior desafio que a humanidade enfrenta: as alterações climáticas. Queremos um setor industrial moderno que esteja totalmente adaptado a uma produção responsável. Urge mudar o paradigma no que diz respeito à forma como produzimos e o tipo de produtos que se consomem, estes que devem obedecer a práticas mais sustentáveis e que garantam a médio e longo prazo empregos de qualidade e estáveis.” refere Sandra Pimenta, candidata à Câmara Municipal.

Faz parte do programa autárquico a criação uma plataforma municipal que promova as simbioses industriais, onde os resíduos de uma indústria poderão ser utilizados como matérias-primas noutras indústrias. Paralelamente, o partido considera essencial a atribuição de incentivos para fixação das indústrias ligadas às energias renováveis, à mobilidade e alimentação sustentável, e à promoção da economia circular.

Data de Publicação: Voltar à Página Anterior


Siga-nos

Publicidade


Última Edição!