7.ª edição do Ymotion traz Maria João Bastos, Ricardo Pereira, Teresa Tavares e Capitão Fausto a Famalicão

O YMotion – Festival de Cinema Jovem de Famalicão está de regresso para a sétima edição que decorre de 8 a 13 de novembro, na Casa da Juventude, na Fundação Castro Alves e no Centro de Estudos Camilianos. O destaque vai para a competição de curtas-metragens, a apresentação das primeiras imagens do filme «Revolta», com a presença do realizador Tiago R. Santos e dos atores Ricardo Pereira e Teresa Tavares, o Talk & Showcase da banda Capitão Fausto, a homenagem à atriz portuguesa Maria João Bastos e o tributo aos compositores Bernardo Sassetti e Ennio Morricone.

A sessão de abertura do festival será marcada pela apresentação do filme «Musgo», da jovem cineasta famalicense, Alexandra Guimarães, no dia 8 de novembro pelas 21h30, na Casa da Juventude, que também fica marcada pelo arranque das sessões competitivas do festival que decorrem de 8 a 11 de novembro pelas 21h30, no referido espaço.

Esta edição do festival também inclui a exposição «INSIDE - Fotografia Documental» dedicada às curtas-metragens em competição, que estará patente na Casa da Juventude, e uma sessão especial com foco no trabalho da produtora cinematográfica portuguesa Ukbar Filmes, na seção «Novíssimo Cinema Português», que inclui uma conversa entre a atriz Sónia Balacó, a produtora Pandora da Cunha Telles e o jornalista e comissário do festival, Rui Pedro Tendinha.

No mesmo dia, pelas 21h00, os Capitão Fausto, banda composta por Tomás Wallenstein, Salvador Seabra, Francisco Ferreira, Manuel Palha e Domingos Coimbra, vão protagonizar um showcase, seguido de uma conversa, no Centro de Estudos Camilianos.

Um dos destaques da programação deste ano vai para a apresentação das primeira imagens do filme «Revolta», a primeira obra, enquanto realizador, do argumentista Tiago R. Santos. A exibição de alguns excertos do filme, ocorrerá no dia 13 de novembro, pelas 17h00, na Fundação Castro Alves, e irá contar com a presença do realizador e dos atores Ricardo Pereira e Teresa Tavares.

Recorde-se que se encontram em competição no YMotion cerca de 40 curtas-metragens desenvolvidas por jovens realizadores, entre os 12 e os 35 anos, nas categorias «Grande Prémio Joaquim de Almeida», «Escolas Secundárias», «Melhor Documentário», «Melhor Curta de Animação», «Melhor Representação», «Melhor Argumento», «Melhor Direção de Fotografia» e «Prémio do Público». Os vencedores serão conhecidos na sessão de encerramento no dia 13 de novembro, pelas 21h30, no Centro de Estudos Camilianos, num evento que também ficará marcado pela homenagem à atriz Maria João Bastos e um tributo à música dos compositores Ennio Morricone e Bernardo Sassetti, pelas mãos dos jovens músicos famalicenses Inês Silva e Pedro Lima.

O  YMotion é um festival organizado pelo Município de Vila Nova de Famalicão desde 2015, que se tem vindo a afirmar no circuito de mostras e festivais de cinema do país, servindo de alavanca para o trabalho de jovens cineastas dos 12 aos 35 anos de idade. Na edição de 2020, foram recebidas quase duas centenas de curtas-metragens na competição e o realizador Filipe Rufatto recebeu o «Grande Prémio Joaquim de Almeida» pelo seu filme «Sofia» (2019).

Para mais informações sobre o festival consulte: www.ymotion.org

Data de Publicação: Voltar à Página Anterior


Siga-nos

Publicidade


Última Edição!