PASEC inaugurou Casa das Ideias ao fim de 3 anos de obras de adaptação e reconstrução

A PASEC inaugurou a nova Casa das Ideias, uma data que fez coincidir com os seus 20 anos de existência. O edifício que já foi escola primária, e que lhe foi cedido há oito anos, passou por um processo de obras de adaptação e reconstrução do espaço sede da associação juvenil nos últimos três anos. 

Esta cerimónia, realizada hoje ao início da tarde, contou com a presença do presidente da Câmara de Famalicão, Mário Passos, do Diretor do Instituto Português do Desporto e Juventude,  Vítor Dias, da vereadora da Juventude do Município de Famalicão, Luísa Azevedo e dezenas de entidades parceiras.

Durante a sua intervenção, a presidente da PASEC, Sara Gomes recordou que “na PASEC dizemos que 'há dias em que tudo muda'", porque cada dia "é uma nova oportunidade, cada novo dia é um recomeço que pode transformar tudo o que ainda ficou por fazer". Há oito anos atrás, acrescentou, "foi o dia em que tudo mudou, nasceu a Casa das Ideias.”

O presidente do Município fez questão de lembrar a dimensão nacional e europeia da PASEC, sem paralelo no movimento juvenil português, e lembrou a PASEC enquanto movimento juvenil "de excelência" na inovação social e educação não formal.

Já o diretor do IPDJ Norte, em representação do estado português, enalteceu o percurso da PASEC, o valor acrescentado que os seus projetos têm nos territórios em que atua e a escola de valores que se tornou. Referiu ainda os números impressionantes que a organização atingiu, não só no número de jovens que envolve, mas nos prémios e distinções que continuamente recebe.

 A Casa das Ideias, refira-se, é um espaço de educação não formal e animação socioeducativa que mobiliza mais de 1.700 jovens diferentes por semana nos domínios das artes, capacitação, inclusão, desporto e protagonismo juvenil. Depois de tr~ê anos de obras, sem nunca parar a intervenção, mostrou à comunidade as suas novas valências e projetos.

Nos últimos 8 anos, em números acumulados, a Casa das Ideias realizou 17.521 ações de envolvimento juvenil (reuniões, ensaios artísticos, sessões de capacitação, entre outras); teve um acumulado de mais de 438 mil crianças e jovens em todas as dinâmicas que desenvolveu; deu lugar a 43 intercâmbios internacionais da UNESCO, Erasmus + e noutros programas de cooperação; acolheu mais de 520 voluntários; teve um acumulado de mais de 21700 adultos em todas as dinâmicas que desenvolveu; foi e é a casa de mais de 130 grupos juvenis

 As obras agora inauguradas tiveram o apoio do Município de Famalicão e Instituto Português do Desporto e Juventude através do Plano de Apoio Infraestrutural.

Data de Publicação: Voltar à Página Anterior


Siga-nos

Publicidade


Última Edição!