Concurso internacional para serviço público de transporte de passageiros está lançado

A Câmara Municipal deu luz verde, esta quinta-feira em reunião ordinária do executivo, à abertura do concurso público internacional para a prestação de serviço público de transporte de passageiros.

O presidente, Mário Passos, considera que está dado um passo importante para a qualificação dos transportes públicos em Vila Nova de Famalicão, e adianta que, em condiões normais, o processo estará concluído até ao final do ano.

O investimento é superior a 55 milhões de euros, até 2029, e está vertido numa estratégia intermunicipal que inclui dos concelhos vizinhos da Trofa e Santo Tirso, os quais assumem um investimento de três e 17 milhões de euros, respectivamente.

Confiante de que esta qualificação do transporte o tornará mais atractivo, o edil famalicense acredita que esta aliança com concelhos integrantes da Área Metropolitana do Porto tem condições que colocar o território famalicense mais perto de instrumentos como o "Andante", um passe que garante custos reduzidos e acesso a modalidades diferenciadas de transportes a operar na sua área de influência.

Apesar dos constrangimentos que, conjunturalmente, afectam o sector dos transportes, nomeadamente, o preço dos combutíveis, Mário Passos rejeita que esta circunstância seja areia na engrenagem do processo já em curso. Admite, não obstante, a possibilidade de revisão dos montantes inerentes, para acomodar  a escalada dos custos.

Entretanto, garante que continuará a reivindicar da tutela o mesmo tratamento que é dado às Áreas Metropolitanas do Porto e Lisboa, para as quais o Governo canaliza recursos incomparáveis aos dos restantes territórios do país.

 

Data de Publicação: Voltar à Página Anterior


Siga-nos

Publicidade


Última Edição!