Agrupamento Camilo Castelo Branco desenvolve competências dos alunos através da arte

O projecto “The Arts Ring” (anel ou ringue das artes), do Agrupamento Camilo Castelo Branco, foi um dos cinco nacionais, aprovados ao abrigo do Erasmus+ AK227 para os anos 2021-2023. Este projeto visa o desenvolvimento das competências comunicativas e expressivas dos alunos através da criatividade e inovação artística.   

O projecto é dirigido a alunos dos 8 aos 14 anos, do 1.º e 2.º ciclos e de cursos profissionais de Design Gráfico e Audiovisuais, que podem ser exploradores, ativistas e visionários, ser parte na sua estratégia de capacitação individual, sonhar com novas realidades e identidades e, finalmente, ser um elemento de mudança nas abordagens e contextos educativos. 

O AECCB, enquanto escola coordenadora, colabora com os parceiros das escolas IES Albert Einstein (Espanha), Anafartalar Ilkokulu (Turquia), 1st Dimotiko Sxoleio Alexandrias (Grécia), Scuola Secondaria di Primo Grado Antonino De Stefano (Itália) e SU "Sveti sveti Kiril i Metodii" (Bulgária). 

O projeto prevê seis mobilidades, sendo explorada uma arte em cada país parceiro, que, por sua vez, realiza pesquisas, contactos e protocolos com instituições locais ligadas às artes. As presentes dinâmicas referem à mobilidade C1, a realizar-se em Portugal, onde o objetivo primordial é o ​desenvolvimento das competências comunicativas através das artes circenses. 

A materialização do projecto compreende uma agenda de iniciativas já na próxima semana. Assim, no dia 8, terça-feira, pelas 08h30, em frente ao Município, haverá um momento de disseminação das artes na comunidade, através da montagem de um Arts Ring (ringue circular). Os alunos irão dinamizar as artes circenses nesse espaço, enfatizando a articulação com os agentes locais, sendo que só através destes foi possível a concretização plena deste projeto. No dia seguinte, quarta-feira, no ginásio da escola Camilo Castelo Branco, irá decorrer um espetáculo de artes circenses. Este espetáculo será o culminar desta mobilidade Erasmus+, onde mais de 100 alunos do 1.º e 2.º ciclo do AECCB irão apresentar o trabalho articulado que têm vindo a desenvolver desde o ano letivo passado. Na plateia estarão 43 elementos das comitivas dos diferentes parceiros do projeto, vindos de cinco países europeus: Espanha, Grécia, Itália, Turquia e Bulgária, assim como, mais de 150 pais. Estará ainda presenta a Diretora da Agência Nacional Erasmus+, que se deslocará especificamente ao norte do país para comparecer a este momento de celebração das artes e das sinergias com a comunidade.  

Data de Publicação: Voltar à Página Anterior


Siga-nos

Publicidade


Última Edição!