"Cria o teu próprio emprego" envolveu uma dezena de desempregados com ideias de negócio

A Casa da Juventude de Famalicão acolheu, de 15 a 22 de março, um programa denominado “Cria o Teu Próprio Emprego”, no âmbito do plano de ação do Contrato Local de Desenvolvimento Social/Comunidades Incubadoras, destinado a pessoas em situação de desemprego.

Este programa contou com a presença de uma dezena de pessoas desempregadas com ideias de negócio. Neste contexto, através de estratégias e metodologias específicas foram abordados temas relacionados com liderança, marketing, estratégia, comunicação, plano de negócios, empreendedorismo, clientes e mercado.

Sob o tema “da ideia ao negócio”, estiveram presentes vários convidados com o objetivo de partilhar conhecimentos, incentivar o empreendedorismo e apoiar a criação de novas empresas .

Uma contabilista partilhou assuntos relacionados com o processo de criação de empresas, um jovem empresário/diretor de produto elucidou os futuros empreendedores sobre o processo existente desde o momento da ideia à criação do negócio, referindo aspetos como resiliência, mercado e foco do negócio. A importância das empresas apostarem forte nas suas marcas e nas oportunidades que isso se traduzem na área dos negócios foram também aspetos abordados por um especialista em marketing.

O Programa contou ainda com a presença de Domingos Sousa, do Made IN e Zélia Correia, do CITEVE, que informaram sobre processos relativos ao enquadramento de projetos de autoemprego e de empreendedorismo nos diferentes programas e instrumentos de apoio.

Em breve, ocorrerão no município mais edições do “Cria o Teu Próprio Emprego”, um programa que se reveste de ferramentas e técnicas para acelerar as ideias e oportunidades de negócio junto do público alvo.

O CLDS 4G – Contrato Local de Desenvolvimento Social – é um programa do Instituto da Segurança Social que está a ser implementado no território famalicense, desde julho desde 2020, tendo a Câmara Municipal como entidade promotora e a ENGENHO-Associação de Desenvolvimento Local do Vale do Este - como entidade executora.

As suas ações, baseadas num trabalho de parceria e de proximidade envolvendo as comunidades e atores locais, estão orientadas para o emprego, empreendedorismo, formação e qualificação de jovens e adultos  desempregados do Concelho de Vila Nova de Famalicão.

 

Data de Publicação: Voltar à Página Anterior


Siga-nos

Publicidade


Última Edição!