PAN saúda Junta de Delães por abolir herbicidas nos espaços públicos

A Comissão Política Concelhia do PAN Famalicão congratula-se com a decisão da Junta de Freguesia de Delães em abolir o uso de herbicidas nos espaços públicos da freguesia. Em comunicado, a porta-voz do partido, Sandra Pimenta, mostra-se satisfeita com a "abertura e sensibilidade do Presidente da Junta de Freguesia, Francisco Gonçalves, que além de nos ter endereçado desde logo convite para reunir, após um nosso pedido de esclarecimentos sobre o tipo de herbicida e a frequência do uso na freguesia, ouviu as nossas preocupações e assumiu o compromisso de eliminar o uso de herbicidas". Considera, a propósito, que "recisamos de mais visões ambientalistas no concelho que vise uma maior proteção da saúde pública, da natureza, da fauna e flora e dos recursos hídricos".

A reunião, adianta o PAN, "teve como objetivo a partilha de preocupações no que concerne ao uso indiscriminado de herbicidas para controlo de ervas em espaços públicos e dar a conhecer o manifesto “Famalicão Livre de herbicidas” que a concelhia lançou e que visa desafiar a Câmara Municipal e as várias Juntas de Freguesia do concelho a que sejam pró-ativas na defesa da saúde pública, sem esquecer o respeito e a proteção das outras espécies e da natureza". Lembra que "todas as indicações vão no sentido de evitarmos ao máximo a sua utilização, contudo, o que vemos é a exceção tornada regra, com aplicações diurnas de herbicidas, em horários de movimento, sem qualquer aviso prévio nos locais de aplicação e sobre os cuidados a ter".

No rescaldo da adesão da Junta de Delães à causa, o PAN questiona: "se temos alternativas mais seguras, se devemos inclusive promover espaços verdes para proteção da biodiversidade, porque continuamos a insistir no uso de produtos que ainda por cima são de risco para a saúde humana?”.

Data de Publicação: Voltar à Página Anterior


Siga-nos

Publicidade


Última Edição!