Extensão de Saúde de Fradelos sem cuidados médicos e de enfermagem

A Extensão de Saúde de Fradelos não está em condições de garantir cuidados médicos e de enfermagem aos seus utentes há cerca de meio ano. A denúncia é feita pelo deputado do PSD à Assembleia da República, Jorge Paulo Oliveira, segundo o qual os 200 utentes inscritos "não conseguem aí obter qualquer acompanhamento, nem tão pouco de recurso".

No rescaldo de uma interpelação á ministra da Saúde, a propósito, o social-democrata afirma que "as consultas são reencaminhadas para a USF de Ribeirão ou para a cidade de Vila Nova de Famalicão e a renovação de medicamentos é feita com intermediação da Junta de Freguesia”. Recorda que a "situação não é nova", proque em 2016 a Extensão em causa perdeu o único Médico de Família que dispunha, altura em que a ARS Norte optou por alocar "um médico e um enfermeiro com o objetivo de prestarem serviço assistencial em dois períodos semanais", numa "solução assumida à época como precária e de recurso". No entanto, remata, "desde então, nada mais foi feito no sentido de facilitar e aumentar o acesso dos utentes de Fradelos aos cuidados de que necessitam, na sua própria freguesia”, sendo que nos últimos meses até desses recursos provisórios deixou de dispor. 

Jorge Paulo Oliveira, acusa o Ministério da Saúde de estar a “esvaziar” aquela unidade de saúde, dando como exemplo o que se passou em 2021, quando foi criado um gabinete médico extra na Unidade de Saúde Familiar de Ribeirão. Naquela altura, recorda, "os utentes da Extensão de Saúde de Fradelos foram contactados e convidados pelos serviços administrativos daquela USF, para que se transferissem para a mesma, invocando para o efeito a circunstância de não só disporem de um gabinete extra, mas também de nela ter sido alocado mais um médico”. Este esvaziamento promovido pela tutela está "à vista de todos", frisa, atendendo a que o serviço tem agora sensivelmente 200 utentes inscritos, muito longo dos 1.200 utentes que tinha há seis anos.

Na interpelação dirigida à Ministra da Saúde, o social-democrata quer que Marta Temido esclareça por quanto mais tempo vai manter-se a falta de recursos na Extensão de Saúde de Fradelos e se o Governo vai “continuar a apostar no esvaziamento desta unidade, para depois poder dizer que a mesma se encerrou por si própria.

Data de Publicação: Voltar à Página Anterior


Siga-nos

Publicidade


Última Edição!