REN ofereceu viatura aos Bombeiros Voluntários de Vila Nova de Famalicão

A REN – Redes Energéticas Nacionais, entregou uma viatura aos Bombeiros Voluntários de Vila Nova de Famalicão, esta terça-feira, uma iniciativa "no âmbito da sua política de apoio às comunidades locais, reforçando o compromisso da empresa com a prevenção e combate aos incêndios rurais", adianta em comunicado.

A cerimónia de entrega teve lugar nas instalações da REN, em Sacavém, contando com a presença do Presidente da Autoridade Nacional de Emergência e Proteção Civil, Brigadeiro General José Manuel Duarte Costa, e do Vice-Presidente do Conselho Executivo da Liga dos Bombeiros, Rui Rama da Silva, e da corporação de Vila Nova de Famalicão, para além das corporações de Benavente (Santarém), Macedo de Cavaleiros e Miranda do Douro (Bragança), Estarreja e Arouca (Aveiro) e Armamar (Viseu) receberam uma carrinha pickup das mãos de João Conceição, Administrador Executivo da REN.

Desde 2009, a REN já atribuiu 89 veículos a várias instituições, entre corporações de bombeiros e equipas de prevenção de incêndios das autarquias, naquela que é a prossecução de uma "estreita parceria com a Autoridade Nacional de Emergência e Proteção Civil (ANEPC), o Instituto da Conservação da Natureza e das Florestas (ICNF) e os Municípios na defesa da floresta contra incêndios".

Segundo João Conceição, da RENA, a empresa "defende há muito anos que a prevenção contra os incêndios rurais não se realiza apenas na época crítica. É por isso que, ao longo de todo o ano, temos ações de prevenção em articulação com as autoridades competentes, limpando os corredores de transporte de energia, de forma a aumentar a resiliência das nossas infraestruturas e dos territórios onde as mesmas se encontram implantadas, criando, simultaneamente, oportunidades de combate aos Bombeiros e restantes Equipas de Proteção Civil". Mostra-se consciente de que "as corporações de bombeiros partilham desta nossa visão e trabalham incessantemente todos os dias para evitar agressões à floresta portuguesa", razão pela qual "a doação destas viaturas não é mais do que o reconhecimento do seu trabalho incansável”.

Ainda no concelho de Vila Nova de Famalicão, a REN efetuou a limpeza de mais de cinco hectares em 2021. Já no distrito de Braga, a REN limpou perto de mil hectares em 2021 e 2022, tendo rearborizado mais de 85 hectares, principalmente com pinheiro-manso e carvalho. Estas intervenções da REN aumentam a biodiversidade, contribuindo, em simultâneo, para aumentar a resiliência aos incêndios florestais.

Data de Publicação: Voltar à Página Anterior


Siga-nos

Publicidade


Última Edição!