O auditório da Casa das Artes encheu-se para homenagear os alunos de excelência do ano letivo transato, nas duas sessões na passada quinta-feira, dia 2 de novembro.
A Diretora do Agrupamento, Dr.ª Helena Pereira felicitou os alunos pelo grau de excelência obtido e enalteceu “o esforço de todos os que contribuíram para que cerca de 400 alunos conseguissem atingir patamares de excelência: alunos, professores e encarregados de educação”. “A escola procura criar condições para que todos os alunos tenham as mesmas oportunidades de acesso a níveis elevados de aproveitamento”, acrescentou a Dr.ª Helena Pereira. Também o trabalho dos professores foi reconhecido pela diretora: “felicito também os professores que, apesar das dificuldades com que se deparam no exercício e reconhecimento da sua profissão, conseguem, mesmo assim, e exercer a sua profissão com empenho, vontade e muita dedicação”.
Por sua vez, o Dr. Leonel Rocha, vereador da Educação e Cultura do Município, felicitou alunos, professores e famílias. Destacou o papel primordial da família e, teceu elogios a todos os professores, destacando os professores de 1º ciclo, reconhecendo “o seu trabalho muito difícil, pois é marcante esta fase da vida escolar para os alunos e, além disso, é grande e variado o leque de conteúdos programáticos e muito diversificadas a solicitações por parte dos alunos”. Finalizou a sua intervenção, aconselhando que a par do ensino deve estar também a cultura: “esta eleva-nos”, rematou.
Professores e representantes das empresas parceiras da escola entregaram os diplomas de mérito e excelência. Foram premiados todos os alunos de 1º ciclo que obtiveram a classificação de Muito Bom em todas as áreas, no 3º período - e que integraram o quadro de honra nos períodos anteriores - os alunos de 2º e 3º ciclos, cuja média foi superior a 4,7 valores no 3º período, e também os alunos de ensino secundário cuja média de 3º período fosse superior a 18 valores. Posteriormente, foram também premiados os melhores alunos de cada um dos anos de escolaridade. O Agrupamento de Escolas D. Sancho I, além de premiar o sucesso académico, reconhece igualmente a formação integral do cidadão, construindo em conjunto não só conhecimentos, competências e habilidades, mas também valores. Por isso, 51 alunos viram reconhecidas as suas competências desportivas, artísticas e/ou atitudinais.