Férias de Verão Inclusivas preenchem o vazio do final das aulas

A Câmara Municipal de Vila Nova de Famalicão está a promover, desde o final do ano letivo, as Férias de Verão Inclusivas, um programa de acolhimento para crianças e jovens com multideficiência, que, de outra forma, não teriam qualquer atividade na pausa letiva de verão.

São alunos que estão integrados nas escolas, mas que nas férias escolares ficariam sem qualquer retaguarda, e o município, em articulação com os seus diferentes serviços educativos criou um programa de acolhimento no Centro de Recursos Educativos, que permite manter estes jovens com necessidades de saúde específicas em atividade, servindo de retaguarda de apoio para as famílias, fora do calendário letivo.

“Não existiam programas capazes de dar resposta a esta necessidade das famílias (…) com técnicos especializados e os equipamentos existentes no Centro de Recursos Educativos, conseguimos oferecer este importante serviço, mantendo um sorriso no rosto destas crianças” realça Mário Passos, Presidente da Câmara Municipal.

As Férias de Verão Inclusivas são asseguradas por uma dezena de técnicos do município e três terapeutas, que acompanham as crianças e os jovens acolhidos, este ano, pelo programa.  O projeto oferece uma diversidade de experiências, através da realização de várias oficinas temáticas, que são complementadas com atividades de caráter lúdico e terapêutico, como a integração sensorial, snoezelen e arteterapia.

“Se não conseguíssemos reunir esta equipa e prestar este apoio, os pais não teriam outra alternativa que não fosse deixar os seus trabalhos e acompanhar os filhos em casa. Aqui garantimos o seu acompanhamento e a continuidade das atividades de desenvolvimento e estimulação que tanto necessitam” acrescentou, ainda, o edil.

Esta resposta à necessidade das famílias está a ser assegurada desde o final do ano letivo e mantém-se até ao final do mês de julho.

O Centro de Recursos Educativos é uma valência municipal instalada no Centro de Formação, Investigação e Inovação de Famalicão, sediado na freguesia de Vale São Cosme, constituída por vários espaços, como salas de intervenção terapêutica e especializada - sala snoezelen e sala de integração sensorial.

Data de Publicação: Voltar à Página Anterior


Siga-nos

Publicidade


Última Edição!