7.º episódio do Close-Up na Casa das Artes em outubro

A Casa das Artes de Famalicão promove, entre 15 e 22 de outubro, o sétimo episódio do “Close-Up – Observatório do Cinema”, com a abertura preenchida pelos Glockenwise e por uma retrospetiva integral da obra de Catarina Mourão. As primeiras pistas revelam também que esta edição terá como mote orientador a Família, as famílias do cinema, dentro e fora do ecrã, na produção do presente e na história do cinema.

A próxima edição decorrerá em vários espaços do Teatro Municipal e estendida também ao renovado Teatro Narciso Ferreira, em Riba de Ave.

Num recorrente apelo à criação, no cruzamento de linguagens, através do formato de filmes-concerto ao vivo e em estreia absoluta, a noite de abertura do Close-Up ficará entregue aos Glockenwise e à apresentação de uma nova banda sonora que acompanhará a projeção de “Melodia do Mundo”, um filme de Walther Ruttmann, uma sinfonia nascida da justaposição de imagens reveladoras do estado do mundo no final da década de 20 do século passado.

Com uma obra profícua e estendida por mais de 20 anos de curtas e de longas-metragens, Catarina Mourão é um dos nomes cimeiros no documentário português. A sua obra, tão filtradora de viagens por Portugal - pela História que precedeu o 25 de Abril e pela nossa contemporaneidade -, como de histórias de intimidade e de família, será exibida e comentada na íntegra neste episódio, no âmbito da secção Fantasia Lusitana.

A programação integral será anunciada nos primeiros dias de setembro em www.closeup.pt e em www.casadasartes.org e incluirá mais de 30 sessões, com um novo fascículo das Histórias do Cinema, filmes-concerto e propostas para famílias. 

Haverá ainda a continuação da relação estabelecida com a comunidade escolar, distribuída por sessões e oficinas a realizar também nas escolas, e um programa de sessões comentadas com a presença de realizadores, programadores, académicos, críticos e artistas.

Data de Publicação: Voltar à Página Anterior


Siga-nos

Publicidade


Última Edição!