Conferência de Braga dos VI Fóruns Norgarante - Empresas e Territórios pela Competitividade

Realiza-se esta quinta-feira, 16 de novembro, em Braga, a segunda conferência da sexta edição dos Fóruns Norgarante, iniciativa anual da sociedade de garantia mútua que opera predominantemente nas regiões Norte e Centro para suscitar o debate entre decisores empresariais e institucionais, instituições financeiras, agentes do sistema científico e tecnológico, dirigentes associativos, líderes de opinião e consultores sobre um assunto relevante da agenda económica nacional.

Entrados já na segunda metade do período de vigência do Portugal 2020, estará em debate um tema decisivo para a economia do país e o futuro das nossas duas regiões mais exportadoras: a competitividade.

Até ao fim do mês, o assunto está a ser debatido em quatro sessões, noutras tantas cidades do Norte e Centro. “Empresas e Territórios pela Competitividade” é o mote desta sexta edição do evento, com a realização do qual os responsáveis da Norgarante pretendem “atualizar o debate e intensificar a reflexão sobre uma temática central para a sustentabilidade do tecido empresarial português”, para que se “reforce a articulação de atores e iniciativas tendentes à promoção de uma crescente valorização da competitividade” no nosso país.

Em Braga, a conferência realiza-se no Auditório Vita, sito na Rua de S. Domingos, 94 C, na tarde desta quinta-feira. O orador principal é Eduardo Pereira, coordenador do Gabinete de Estudos e Avaliação de Políticas Regionais da Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Norte.

Seguir-se-á um painel de debate, moderado pela jornalista Elisabete Felismino, sobre o tema central da sessão, com a participação dos gestores Mário Domingues, da empresa têxtil Somelos, e Mário Braga, da bracarense ETMA Metal Parts. A eles se juntarão Augusto Lima, coordenador do projeto Famalicão Made IN e vereador da Economia, Empreendedorismo e Internacionalização da Câmara Municipal de Vila Nova de Famalicão, e o gestor bancário Paulo Pinto, em representação da Associação Portuguesa de Bancos.

Depois de Viseu e Braga, os Fóruns Norgarante deste ano terão sessões em Ílhavo (a 23) e no Porto (a 29). Apesar de partilharem o mesmo formato (orador principal e painel de debate pluridisciplinar), as quatro sessões têm intervenientes diferentes, de acordo com o contexto económico local. O propósito dos promotores é obter, no final, um mosaico de opiniões e experiências sobre a forma como as empresas e os territórios das regiões mais exportadoras do país “se posicionam quanto aos desafios da competitividade, pelas implicações, nomeadamente, que acarretam em matéria de inovação, capacitação e internacionalização”.

Os fóruns sobre “Empresas e Territórios pela Competitividade” são organizados e promovidos pela Norgarante, uma das quatro sociedades operacionais do Sistema Nacional de Garantia Mútua, que aproveitará a iniciativa para promover os seus serviços às empresas. Em Braga, falará Teresa Duarte, presidente da Comissão Executiva, a abrir.

Confirmações e informações adicionais:

Olga Sousa

olgasousa@inflyence.com

Telf. 229 059 350 | Tlm. 939 684 896

 

Data de Publicação: Voltar à Página Anterior


Siga-nos

Publicidade


Última Edição!